A Coreia do Norte realizou o quarto teste de mísseis do ano nesta segunda-feira, 17, ao disparar um projétil no oceano, na costa leste da península coreana, conforme o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
O gabinete do primeiro-ministro japonês revelou, em uma postagem no Twitter, que a Coreia do Norte fala em “possível míssil balístico”.
O teste realizado hoje segue outros dois feitos na semana passada e um na semana anterior, enquanto Pyongyang continua a desenvolver um programa de mísseis.
A Coreia do Norte informou ter um míssil hipersônico testado com sucesso nos dias 5 e 11 de janeiro, de acordo com a agência estatal de notícias central coreana.
Pyongyang também testou dois supostos mísseis balísticos de curto alcance lançados de um vagão em 14 de janeiro.
Em um comunicado divulgado pela agência de notícias estatal KCNA, um porta-voz defendeu o direito do país de reforçar suas armas, dizendo que seu “desenvolvimento recente de um novo tipo de arma era apenas parte de seus esforços para modernizar sua capacidade de defesa nacional”.
Foram os primeiros testes desde as sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos a cinco pessoas ligadas ao programa de armas balísticas da ditadura norte-coreana.