Coreia do Norte tem 1º caso de covid e amplia lockdown

A mídia estatal classificou a situação de 'grande emergência nacional'
-Publicidade-
Reunião realizada hoje pelo Comitê do Partido dos Trabalhadores
Reunião realizada hoje pelo Comitê do Partido dos Trabalhadores | Foto: Divulgação/KCNA

A Coreia do Norte identificou seu primeiro caso de covid-19, de acordo com a mídia estatal, que classificou a situação de “grande emergência nacional”.

Não está claro o número de infecções detectadas até o momento no país, mas a agência de notícias KCNA informou nesta quinta-feira, 12, que casos da variante Ômicron foram registrados na capital, Pyongyang.

Amostras coletadas de um grupo de pessoas com febre no começo de maio deram positivo para a cepa, informou a KCNA.

-Publicidade-

A Coreia do Norte não havia reconhecido nenhum caso de coronavírus anteriormente, embora poucos acreditem que um país de cerca de 25 milhões de pessoas tenha sido poupado pelo vírus que infectou todo o mundo. Desde janeiro de 2020, as fronteiras do país estão fechadas.

Hoje, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, ordenou ampliar as medidas de lockdown em todas as cidades e orientou a distribuição de suprimentos médicos que o partido teria estocado em caso de emergência de covid, segundo a KCNA.

Kim também concordou em implementar medidas antiepidêmicas de emergência “máximas”, embora não esteja claro quais sejam.

De acordo com a mídia estatal, o Comitê do Partido dos Trabalhadores criticou o setor antiepidêmico do país por “descuido, frouxidão, irresponsabilidade e incompetência”, dizendo que “não respondeu com sensibilidade” ao aumento de casos de covid-19 em todo o mundo, inclusive em regiões vizinhas.

Leia também: “Por que as ditaduras não caem mais?”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na edição 94 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. Num país onde se controla tudo vai lá acreditar nessas informações, certamente já houve por lá contagio pela covid19 a muito tempo , esse Kim é o cão de camisolão (comunista radical principal responsável).

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.