Coreia do Sul lança foguete, mas falha ao alcançar a órbita

'Lamento que não tenhamos alcançado a meta completamente, mas ainda é uma conquista excelente', disse o presidente do país, Moon Jae-in
-Publicidade-
Coreia do Sul lança foguete
Coreia do Sul lança foguete | Foto: Reprodução/Mídias sociais

A Coreia do Sul fabricou integralmente o seu primeiro foguete espacial. Entretanto, o projétil não conseguiu colocar em órbita a carga que transportava em seu primeiro voo, realizado ontem, quinta-feira 21. 

“Lamento que não tenhamos alcançado a meta completamente, mas ainda é uma conquista excelente”, disse o presidente do país, Moon Jae-in, após o lançamento no Centro Espacial Naro, na Ilha de Oenarodo. Moon afirmou ainda que o lançamento do foguete e a separação da carga ocorreram corretamente. No entanto, segundo o presidente sul-coreano, “colocar a simulação do satélite em órbita continua uma missão inacabada”.

Até hoje, somente seis países conseguiram lançar cargas de 1 tonelada com foguetes próprios. Caso a Coreia do Sul fosse bem-sucedida na tentativa, ela seria o sétimo país com o Veículo Coreano de Lançamento Satelital II (KSLV-II), apelidado de Nuri.

-Publicidade-

Desenvolvimento do foguete 

O foguete Nuri foi produzido durante uma década, com o custo de 2 trilhões de wones, cerca de R$ 9 bilhões pela conversão atual. Ele apresenta cerca de três estágios, tem pouco mais de 47 metros de comprimento, seis motores de combustível líquido e pesa 200 toneladas. O objetivo era conseguir enviar uma carga de até 1,5 tonelada a uma altitude de 600 a 800 quilômetros.

Leia mais: “Coreia do Norte lança míssil balístico de submarino”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.