Exercícios, alimentação balanceada e hábitos simples podem fortalecer seu corpo e tornar uma recuperação mais rápida
A saúde respiratória é algo muito importante a pensar durante a pandemia do novo coronavírus. Com sintomas similares aos de uma gripe, a doença é particularmente cruel com aqueles que têm o sistema respiratório mais fragilizado, como idosos e pessoas com doenças respiratórias, como asma e bronquite.
Em um artigo, Blake Elias, Chen Shen e Yaneer Bar-Yam, do New England Complex Systems Institute, destacaram a importância de cuidar da saúde dos pulmões neste momento. Hidratação, alimentação balanceada, sono regrado e uma rotina de exercícios podem fazer a diferença. Manter os ambientes limpos e arejados é altamente recomendado.
Eles lembram que essas dicas de nenhuma maneira substituem os hábitos para a prevenção, como o autoisolamento. Pessoas dos grupos de risco devem sempre conversar com seus médicos para saber que tipo de exercício e alimentação devem fazer para melhorar a imunidade e fortalecer o sistema respiratório.
Com essas medidas, os médicos esperam diminuir as mortes e internações graves. Segundo estimativas, em 20% dos casos a covid-19 é grave, em 10% aparelhos para a respiração são necessários e a média de óbitos está entre 2% e 4%.