Idosos com mais de 70 anos serão priorizados nessa nova fase
Mais 5 mil voluntários poderão participar da testagem brasileira da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Nesta terça-feira, 15, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou o incremento que dobra o número de participantes nos testes. Com essa permissão, o país terá 10 mil voluntários na última etapa de testes do imunizante desenvolvido pela universidade em parceria com a farmacêutica AstraZeneca.
Na terceira fase do estudo, a prioridade será dada aos idosos com mais de 70 anos — na fase anterior, essa faixa etária foi incluída tardiamente. “É importante que eles sejam testados porque, se a vacina sair, a gente certamente vai dar prioridade aos idosos. Eles vão ser o público-alvo da vacinação”, explica Lily Weckx, coordenadora do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie/Unifesp), responsável por liderar o estudo da vacina da Oxford no Brasil.
Leia também: “Vacina da Oxford não foi causa de reação adversa em paciente”
O perfil dos voluntários elegíveis para o estudo é o mesmo: profissionais da saúde e trabalhadores que desempenham funções em áreas de risco, exceto menores de 18 anos.
Os recrutados virão dos centros de estudo já existentes em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Também serão abertos três novos centros de testagem: um em Porto Alegre, um em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e o outro em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Nos próximos três meses, o imunizante deverá ser aplicado nos voluntários, que “ainda ficarão sendo acompanhados por um ano”, explica a coordenadora da Unifesp.
A retomada dos testes no Brasil
Interrompidos na terça-feira 8, os testes da vacina de Oxford foram retomados ontem no Brasil. O laboratório AstraZeneca, que desenvolve os estudos globais em parceria com a universidade britânica, emitiu um comunicado no sábado 12, que Oeste repercutiu.
.
22.IX.2020
Astra Zeneca, mais dois casos que tiveram graves efeitos colaterais com a vacina .
????????
Duvido alguém perguntar a mesma coisa p o teste da vacina da China, acho q até o calça apertada vaza.