O nome não será divulgado antes dos resultados dos testes
O Brasil vai testar nas próximas semanas, em humanos, um remédio que mostrou 94% de eficácia contra o coronavírus em testes de laboratório.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 15, pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.
De acordo com a pasta, foram encontrados dois remédios que reduzem a replicação do novo coronavírus em células humanas, sem causar efeitos colaterais. Uma dessas drogas teve eficácia de 94%.
Marcos Pontes não divulgou o nome dos medicamentos, mas garantiu que eles têm baixo custo e ampla distribuição.
A expectativa do ministro é que o resultado dos testes seja divulgado até a metade de maio. Nas próximas semanas, 500 pacientes devem receber os fármacos.
Especialistas afirmam ser necessário aguardar os resultados em humanos, já que é comum testes promissores in vitro apresentarem resultados abaixo do esperado em humanos.
Pode-se até aceitar o sigilo por razões técnicas. Mas até agora só existem cinco medicações que estão tendo esse percentual de sucesso e mesmo assim não isoladamente (tem que estar associadas a outras). Hidroxicloroquina, Azitromicina e Claritromincina (antibióticos), Metilpredinisolona (cortocoestreóide) e Zinco.
O que deve ter de gente,torcendo para não dar certo,mas tenho certeza que a maioria esta torcendo a favor!
Inclusive o ministro da saúde…
Parabéns, é o Governo trabalhando em diversas frentes na busca da cura para o vírus chinês.