A Corte Arbitral do Esporte (CAS) anunciou nesta terça-feira, 15, que decidiu manter as suspensões impostas ao futebol da Rússia. Obedecendo às penas anteriormente estipuladas pela Uefa, a seleção nacional russa e os times do país estão fora de torneios internacionais por tempo indeterminado.
A Federação Russa havia apelado ao tribunal, localizado na Suíça, contra as decisões da Uefa, organismo responsável pela organização do futebol na Europa. As sanções aconteceram em resposta à invasão militar da Ucrânia.
Desta forma, a Rússia está automaticamente desqualificada das eliminatórias para a Copa do Mundo deste ano, a ser disputada no Catar. A seleção russa tinha confronto marcado contra a Polônia para 24 março, em jogo válido pela repescagem do qualificatório da Europa.
The CAS denies the Football Union of Russia’s request to stay the execution of the UEFA Executive Committee’s decision to suspend all Russian teams and clubs from its competitions
⬇️⬇️⬇️https://t.co/2kFfQs0bGn pic.twitter.com/HtMYXTMKHk
— TAS-CAS Observatory & Rapporteur (@ArbitralduSport) March 15, 2022
Com a decisão do CAS de retirar a Rússia da disputa, os poloneses estão classificados para a próxima fase e enfrentarão o vencedor do duelo entre Suécia e República Tcheca.
Além de analisar a suspensão da Uefa, a Corte Arbitral do Esporte também promete se pronunciar sobre sanções semelhantes impostas aos russos pela Fifa, organismo que gere o futebol mundial. A expectativa é que o tribunal também endosse as proibições.
A Rússia organizou a última Copa da Fifa em 2018 e mantinha boas relações com a cúpula da entidade, que comemorou ótimos resultados financeiros no Mundial anterior.
A Ucrânia também está envolvida nas fases decisivas das eliminatórias europeias para a Copa. No entanto, a pedido da federação de futebol do país, a Fifa adiou o confronto da seleção ucraniana contra a Escócia, marcado para 24 de março. Ainda não existe previsão de data para a realização da partida.
E um grande erro politizar o Esporte.