Corte Arbitral do Esporte mantém pena que tira a Rússia da Copa

Tribunal na Suíça manteve as sanções impostas pela Uefa contra a seleção nacional russa e times do país
-Publicidade-
A Rússia está desqualificada da Copa 2022, em punição após invasão da Ucrânia
A Rússia está desqualificada da Copa 2022, em punição após invasão da Ucrânia | Foto: Divulgação/Fifa

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) anunciou nesta terça-feira, 15, que decidiu manter as suspensões impostas ao futebol da Rússia. Obedecendo às penas anteriormente estipuladas pela Uefa, a seleção nacional russa e os times do país estão fora de torneios internacionais por tempo indeterminado.

A Federação Russa havia apelado ao tribunal, localizado na Suíça, contra as decisões da Uefa, organismo responsável pela organização do futebol na Europa. As sanções aconteceram em resposta à invasão militar da Ucrânia.

Desta forma, a Rússia está automaticamente desqualificada das eliminatórias para a Copa do Mundo deste ano, a ser disputada no Catar. A seleção russa tinha confronto marcado contra a Polônia para 24 março, em jogo válido pela repescagem do qualificatório da Europa.

-Publicidade-

Com a decisão do CAS de retirar a Rússia da disputa, os poloneses estão classificados para a próxima fase e enfrentarão o vencedor do duelo entre Suécia e República Tcheca.

Além de analisar a suspensão da Uefa, a Corte Arbitral do Esporte também promete se pronunciar sobre sanções semelhantes impostas aos russos pela Fifa, organismo que gere o futebol mundial. A expectativa é que o tribunal também endosse as proibições.

A Rússia organizou a última Copa da Fifa em 2018 e mantinha boas relações com a cúpula da entidade, que comemorou ótimos resultados financeiros no Mundial anterior.

A Ucrânia também está envolvida nas fases decisivas das eliminatórias europeias para a Copa. No entanto, a pedido da federação de futebol do país, a Fifa adiou o confronto da seleção ucraniana contra a Escócia, marcado para 24 de março. Ainda não existe previsão de data para a realização da partida.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.