Crianças entre 6 meses e 5 anos vão poder receber a vacina contra a covid-19 nos Estados Unidos a partir de agora. A Agência de Medicamentos norte-americana (FDA) autorizou, nesta sexta-feira, 17, a aplicação de lotes da Pfizer e da Moderna para essa faixa etária. A expectativa é que a vacinação comece na próxima semana.
Segundo o comunicado desta sexta-feira, a vacina da Pfizer, em três doses, deve ser aplicada em crianças de 6 meses a 4 anos. Esse é o último grupo de idade que ainda não havia recebido proteção nos EUA.
A agência também aprovou a vacina da Moderna para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade. A da Pfizer já estava autorizada desde os 5 anos.
A FDA afirmou que atingiu resultados satisfatórios em testes sobre eficácia e segurança para as vacinas voltadas à população pediátrica.
“Muitos pais, cuidadores e médicos estão esperando por uma vacina para crianças mais novas, e essa ação protegerá crianças de 6 meses ou mais”, comentou Robert Califf, diretor da FDA, em nota à imprensa.
“Como vimos em faixas etárias mais avançadas, essas vacinas para crianças mais novas vão fornecer proteção contra os casos mais graves de covid-19, como hospitalizações e mortes.”
A ideia é que as vacinas estejam disponíveis em postos de saúde públicos, centros comunitários e farmácias. Neste ano, os EUA solicitaram ao Congresso um financiamento de pouco mais de US$ 20 bilhões para os gastos com a pandemia.
segundo os dados da secretaria de saúde de MG, nenhuma criança ou adolecente de 0 a 19 anos morreu no estado. Não justifica vacinar e tão pouco sua obrigatoriedade. O que leva todo mundo a pensar que existe algo por trás disso