A porta-voz da Casa Branca, Jean Psaki, divulgou nesta sexta-feira, 9, que os Estados Unidos não devem repassar doses excedentes de imunizantes contra a covid-19 a outros países diretamente. “Vamos doar vacinas pelo Covax”, afirmou Psaki em coletiva de imprensa.
O Covax Facility é um programa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que promove a distribuição de imunizantes contra o novo coronovírus a todo o mundo. O Brasil foi uma das nações que já recebeu um lote de vacinas por meio da iniciativa.
Brasil
Receber vacinas diretamente dos EUA é uma esperança do Brasil, atual epicentro da pandemia, já que os norte-americanos doaram vacinas aos vizinhos Canadá e México. Uma das possibilidades é obter as doses da AstraZeneca estocadas nos Estados Unidos, pois o imunizante desenvolvido em parceria com a Universidade de Oxford ainda não recebeu autorização para ser aplicada naquele país.
Leia também: “Covid-19: Fiocruz recebe novos insumos e garante 5,3 milhões de doses até maio”
Com informações Estadão Conteúdo
Infelizmente os EUA não agem corretamente com aliados latino americanos da democracia americana. Vão esperar que a China e Rússia abracem o Brasil e nos assistam nesta grave crise sanitária? Querem manter parceria com países democráticos ou a atual democracia americana é socialista?. Essa de não oferecer sua disponibilidade da vacina ASTRA ZENICA que não esta sendo usada nos EUA e aprovada por nosso pais em parceria com OXFORD/FIOCRUZ é coisa de quem quer se afastar do bom convívio entre nossas nações.