Para evitar aglomerações em meio à pandemia de covid-19, o governo da Província de Osaka, no Japão, anunciou nesta quarta-feira, 7, que proibiu a passagem da tocha olímpica pela cidade. O evento estava programado para os dias 13 e 14 de abril.
Leia mais: “Público estrangeiro é vetado nos Jogos Olímpicos de Tóquio”
“Pedimos a todos os habitantes da região administrativa de Osaka que evitem qualquer saída que não seja essencial e urgente. Por isso, vamos cancelar o revezamento da tocha olímpica nas vias públicas”, afirmou o governador Hirofumi Yoshimura. Por outro lado, ele deixou em aberto a possibilidade de que a passagem da tocha aconteça em um parque fechado ao público.
Leia também: “Após barrar público, Japão também proíbe voluntários estrangeiros na Olimpíada”
O tradicional revezamento da tocha olímpica é um dos mais aguardados eventos preparatórios dos Jogos Olímpicos. Programada inicialmente para o ano passado, a Olimpíada de Tóquio foi adiada para 2021 por causa da pandemia. Os Jogos serão disputados entre 23 de julho e 8 de agosto. A Paralimpíada acontece de 24 de agosto a 5 de setembro. A corrida de revezamento da tocha teve início em 25 de março, em Fukushima.
A prefeitura de Osaka informou que a cidade bateu um novo recorde de casos diários de covid-19 nas últimas 24 horas (878). Com isso, o município superou os números de Tóquio (555) no mesmo período.