-Publicidade-

Público estrangeiro é vetado nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Evento esportivo, que aconteceria no ano passado e foi adiado por causa da pandemia de covid-19, será realizado de 23 de julho a 8 de agosto
Decisão de proibir turistas de outros países nos Jogos é apoiada pelo governo japonês e pela maioria da população
Decisão de proibir turistas de outros países nos Jogos é apoiada pelo governo japonês e pela maioria da população | Foto: Divulgação/Flickr

O Comitê Organizador da Olimpíada de Tóquio e o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciaram neste sábado, 20, que não será permitida a presença do público estrangeiro nas competições dos Jogos. O veto aos turistas de outros países já vinha sendo analisado havia alguns meses e se deve à preocupação com a disseminação do coronavírus, em meio à pandemia.

Leia mais: “Governo japonês defende Olimpíada de Tóquio sem público estrangeiro”

“Nós tivemos que tomar essa decisão, que, sabemos, exigirá sacrifício de todos”, afirmou Seiko Hashimoto, presidente do comitê local. “As pessoas precisavam se programar com antecedência por causa de voos e hotéis. Portanto, tivemos de decidir rapidamente para não causarmos ainda mais inconvenientes. Sabemos que esta é uma questão delicada.” Yuriko Koike, governadora de Tóquio, reconheceu que a proibição de turistas estrangeiros na Olimpíada “é muito triste”, mas tratava-se de “decisão inevitável”.

Leia também: “Mesmo sem vacina, COI garante Olimpíada de Tóquio”

Programados inicialmente para o ano passado, os Jogos de Tóquio foram adiados para 2021 por causa da pandemia. Eles serão disputados entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. A Paralimpíada acontece de 24 de agosto a 5 de setembro.

Pesquisa recente publicada pelo jornal Yomiuri mostrou que 77% dos japoneses eram contrários à presença de público estrangeiro nas Olimpíadas. Apenas 18% se mostravam favoráveis.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.