publicidade
Mundo

Crise no querosene ameaça voos na Europa

Entidade aeroportuária alerta para risco de desabastecimento e alta de custos no setor aéreo

Um Delta Air Lines Airbus A350, em alusão à matéria sobre Turbulência em voo da Delta entre Salt Lake City e Amsterdã provoca pouso de emergência e 25 feridos nos EUA
Um Delta Air Lines Airbus A350 | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons/N509FZ

A guerra no Oriente Médio afeta diretamente o transporte aéreo global e levanta um alerta para o Velho Continente. Dados do Conselho Internacional de Aeroportos da Europa (ACI Europe) mostram que os terminais podem enfrentar escassez de combustível de aviação nas próximas semanas, caso o fluxo pelo Estreito de Ormuz não se normalize.  

Segundo a entidade, os estoques de querosene diminuem enquanto fornecedores relatam dificuldades para garantir entregas previstas para maio.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

A dependência global do Estreito de Ormuz intensifica o risco para o setor. Cerca de 40% do combustível de aviação do mundo atravessa a região, o que transforma qualquer interrupção em um problema imediato para a logística internacional, sobretudo na Europa.

Em carta enviada ao comissário de Transportes da União Europeia, Apostolos Tzitzikostas, a ACI Europe comunicou que a ausência de normalização em até três semanas pode comprometer o funcionamento dos aeroportos.

Ao mesmo tempo, mudanças nas rotas elevam o consumo de combustível e pressionam a logística aérea. Esse cenário amplia o custo das operações e reduz a previsibilidade do setor.

Verão europeu amplia risco para companhias

O impacto já aparece no mercado. O valor do querosene de aviação no noroeste europeu mais que dobrou e ultrapassou US$ 1,5 mil por tonelada.

Diante desse cenário, empresas começaram a ajustar suas operações. A Delta Air Lines, por exemplo, anunciou redução de capacidade e estima aumento expressivo nos gastos com combustível no segundo trimestre.

+ Leia também: “Aeroportos de SP cancelam mais voos depois de pane no controle aéreo”

Outras companhias, como a Air New Zealand e a LOT Polish Airlines, também revisaram voos e avaliam reajustes nos preços das passagens. A crise ocorre em um momento sensível para o continente, pois o verão europeu concentra grande parte da demanda por viagens e sustenta receitas relevantes do setor de serviços.

Mesmo com a trégua temporária anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o mercado mantém cautela. Os preços do petróleo permanecem elevados e refletem o risco de instabilidade prolongada.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.