-Publicidade-

Cuba está de volta à lista de patrocinadores do terrorismo

País havia sido retirado do elenco em 2015
Estados Unidos e Cuba voltam a ter crise diplomática
Estados Unidos e Cuba voltam a ter crise diplomática | Foto: Reprodução/TRT

A nove dias de o presidente Donald Trump deixar a Casa Branca, o governo norte-americano anunciou na segunda-feira 11 que voltou a colocar Cuba em sua lista de patrocinadores do terrorismo. O país havia sido retirado do elenco em 2015, durante o segundo mandato do ex-presidente democrata Barack Obama.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado, Mike Pompeo. A decisão pode diminuir as possibilidades de o presidente eleito, Joe Biden, retomar a aproximação com Havana.

Pompeo justificou o retorno de Cuba à lista “por apoiar repetidamente atos de terrorismo internacional, fornecendo abrigo seguro a terroristas”. Em particular, ele citou o fato de a ilha caribenha continuar abrigando fugitivos dos Estados Unidos, a recusa do país em extraditar comandantes da guerrilha colombiana e o apoio do governo cubano ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

“Com esta ação, vamos mais uma vez responsabilizar o governo cubano e enviar uma mensagem clara: o regime dos Castro deve acabar com seu apoio ao terrorismo internacional e à subversão da Justiça norte-americana”, disse Pompeo em comunicado.

Leia também: “Cuba põe ativistas em prisão domiciliar e bloqueia redes sociais”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

5 comentários

  1. O que tem a ver Cuba com as FARC? O Papa e Cuba não acabaram com as FARC em acordo com o Governo Colombiano ?Ou Cuba e o Papa conseguiram dividir as FARC em duas, uma política disputando eleições na Colombia e outra na Selva fazendo o que sabem fazer de melhor e bancando eleições dos políticos “ex Farc”?

  2. Oportunidade unica pra abordar o terrorista nove dedos na volta e ver o que ele foi buscar em cuba, afinal quem tem relações com pais envolvido em terrorismo é altamente suspeito e perigoso ,precisa verificar antes de deixar entrar no pais, detalhe fora do pais não tem proteção do tribunal infame!

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês