Cuba vive um dos piores momentos de sua crise econômica. A situação foi acentuada pela escassez de combustível.
Nas últimas semanas a crise se intensificou, deixando a população desesperada. Em determinadas ocasiões, as filas de carros em postos do país se estendem por vários quarteirões.
A ditadura interveio. E organizou filas de motoristas por meio de grupos de WhatsApp. Um funcionário recolhe o contato do motorista e lhe dá um número. Quando chega a vez, ele é contatado para ir ao posto, segundo informou a BBC.
Leia também: Cuba volta a ter voos do Brasil
Cuba recorreu a antigo aliado
As dificuldades de Cuba decorrem dos problemas de gestão da ditadura e do embargo econômico dos Estados Unidos. Na pandemia de covid-19 a situação se agravou.
Com isso, a ditadura teve de recorrer à Rússia.
Em um recente fórum comercial em Havana, Cuba assinou uma série de acordos com empresas russas que cobrem desde turismo até agricultura e energia.
Em um deles, consta a previsão de que a Rússia forneça ao país latino-americano 30 mil barris de petróleo bruto por dia.
Isso ajudaria a aliviar o consumo doméstico depois que a Venezuela reduziu suas exportações de petróleo para Cuba de 80 mil barris por dia em 2020 para cerca de 55 mil atualmente.
Os acordos são apresentados pela mídia estatal cubana como prova dos longos laços que unem as duas nações. No entanto, as relações mais próximas com Moscou são apenas uma solução de curto prazo para o país.
Por este motivo é que nenhum comunista brasileiro quer ir para Cuba.
Chegando lá vai ter que andar a pé.
Ainda assim, a esquerda cega, que não vê ou não quer ver a realidade dos fatos, tem a ousadia em afirmar que a revolução cubana foi um sucesso. Não passam de “cegos guias de cegos”.
Assim que o Luladrão ouvir esta notícia, estará enviando nassa gasolina a preço irrisório ou mesmo doando aos irmanos Cubanos. E por aqui há mais um aumento de preço. Eleições tem Consequências!
Essa prestigiosa revista, uma das poucas vozes da Direita no Brasil, reproduz – e aqui fica um alerta -, pra uma das mentiras insistentemente propagadas pela Esquerda, qual seja, a falácia de que que Cuba está em crise por culpa da “ditadura” e do embargo dos EUA. Primeiro: a culpa é do socialismo/comunismo ali instalado, o que por si só já pressupõe ditadura e tragédia em todos os níveis, menos para a cúpula, claro. Segundo: Cuba tem o mundo inteiro pra comerciar, menos os EUA, e ao que eu saiba, o Tio Sam não bloqueia o tráfego naval nem aéreo à ilha, portanto que que vá fazer negócios com a China, Rússia, Venezuela, França, Brasil…, ora, bolas.
Route 66 ,pelo amor de Deus o Brasil não ! Os cubanos já nos devem mais de 500 milhões de dólares e as garantias são charutos que nunca iremos receber !