Revista Oeste - Eleições 2022

Cúpula da Otan discute adesão da Finlândia e da Suécia

Helsinki e Estocolmo buscam entender os motivos de a Turquia negar seus ingressos na aliança militar
-Publicidade-
A Finlândia e a Suécia querem entrar na Otan
A Finlândia e a Suécia querem entrar na Otan | Foto: Divulgação

Os 30 Estados membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se reunirão nesta semana para debater os rumos da aliança militar. O conflito entre a Rússia e a Ucrânia será um dos principais temas em debate, assim como a adesão da Finlândia e da Suécia.

Helsinki e Estocolmo discutirão com os representantes turcos a razão de o presidente Recep Tayyip Erdogan rejeitar seus ingressos na Otan. As negociações devem ser acompanhadas pelo secretário-geral da aliança, o norueguês Jens Stoltenberg. O governo turco adiantou, todavia, que o encontro não significa que um possível acordo está próximo.

“Participar da cúpula não significa que daremos um passo atrás em nossa posição”, disse o principal assessor de política externa da Presidência da Turquia, Ibrahim Kalin. “Estamos realizando uma negociação. São muitas etapas.”

-Publicidade-

A primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, disse ter expectativa de uma possível aproximação com a aliança. “Minha maior esperança é que esse diálogo possa ser concluído de maneira bem-sucedida — idealmente, antes da cúpula”, afirmou. “Um avanço nessas conversas permitiria iniciar, de imediato, os processos de adesão da Suécia e da Finlândia. E tal resultado seria uma boa notícia para ambos os países.”

Leia também: “Por que a Turquia se opõe à adesão da Finlândia e da Suécia à Otan?”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. Entrar nessa organização para ter problemas? Tudo quanto é conflito, os países afiliados tem que por a mão, mesmo que seja longe e não afete o país-membro em nada.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.