A 55ª edição do Fórum Econômico Mundial começa nesta segunda-feira, 20, em Davos, na Suíça. O Brasil terá uma presença limitada pelo terceiro ano consecutivo. O presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não comparecerão ao evento, que vai até a sexta-feira 24.
O principal representante brasileiro no Fórum de Davos seria o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, mas a tendência é que ele também não participe. Diante da crise política causada pelo desgaste com a regra que iria monitorar o Pix, a viagem do ministro foi adiada para garantir sua participação na reunião ministerial desta manhã.
Leia mais: “Barroso é o único juiz do mundo que participa do Fórum Econômico Mundial”
Caso embarque para a Suíça, Silveira vai discursar no painel “Brasil: mais ações pela frente?”, na terça-feira 21. O tema do evento neste ano é “Cooperação na Era da Inteligência”.
Participação brasileira em Davos
Outros brasileiros confirmados no painel são o presidente do STF, Luís Roberto Barroso; o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB); e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD). Barroso abordará a regulação da inteligência artificial.
A ausência de Lula marca o terceiro ano consecutivo sem a participação do presidente no evento. Em seus mandatos anteriores, ele esteve em Davos em 2003, 2005 e 2007.
A edição deste ano reúne líderes mundiais, ministros da área econômica, CEOs e economistas. Entre os brasileiros presentes estão o presidente do BID, Ilan Goldfajn, e o CEO da Vale, Gustavo Pimenta.
COP30 e mudanças climáticas
O secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente, André Corrêa do Lago, cancelou sua participação em Davos. Ele estava inscrito para falar em um painel sobre a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas. O evento ocorrerá em novembro, em Belém (PA).
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Corrêa do Lago é um dos cotados para presidir a conferência, mas o governo brasileiro ainda não definiu o nome oficial. A COP30 está marcada para 10 a 21 de novembro. A cúpula será a primeira realizada no Brasil em mais de uma década.
Barroso em Davos?? Quanta vergonha somos obrigados a vivenciar com esses ministros vaidosos e sonhadores. Não foram eleitos mas se julgam iluminados para reger o país. São tão deformados que só vão acordar no dia em que foram postos para fora do STF através de impeachment. O STF precisa ser salvo desses mediocres.
Quando essa loucura vai terminar?
Barroso numa reunião tratando de política econômica?
Por quê?
Pra quê?
Até quando?
Só faltou na comitiva o Janones e a Erica Hilton…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
o que diabos um juiz vai fazer no forum economico? passear às custas do contribuinte, é claro. e se reclamar, ele ainda dirá todo garboso: “perdeu mané, não amola”. total despreparado para o cargo que ocupa. exemplo de servidor público com ego descomunal.
Alguém consegue explicar a presença do Barrosinho em DARVOS? O que o STF tem a ver com os assuntos tratados por lá? Ou quer apenas confirmar que obedece aos planos da agenda 2030? Só a inscrição para participar já custa uma boa grana. Bota passagem, hospedagem, etc. …. Depois esses canalhas do STF querem ser respeitados. Corja de canalhas.