publicidade
Mundo

Depois de ausência de Putin, Zelensky cancela participação em diálogo de paz

Líder ucraniano se limitou a enviar uma equipe liderada pelo ministro da Defesa, Rustem Umierov

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, decidiu não participar do diálogo direto que ocorreria em Istambul, na Turquia | Foto: Reprodução/X/@ZelenskyyUa
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, decidiu não participar do diálogo direto que ocorreria em Istambul, na Turquia | Foto: Reprodução/X/@ZelenskyyUa

O impasse nas negociações para um acordo de paz entre Ucrânia e Rússia ganhou novo capítulo nesta quinta-feira, 15. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, decidiu não participar do diálogo direto depois de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciar que não vai participar do encontro.

Zelensky se limitou a enviar uma equipe liderada pelo ministro da Defesa, Rustem Umierov, para representá-lo nas tratativas que ocorrem em Istambul, na Turquia.

Receba nossas atualizações

O líder ucraniano justificou a decisão ao afirmar que a ausência de Putin tira o sentido do encontro. “Não vai ter nada para eu fazer lá”, disse o presidente ucraniano, em coletiva de imprensa. Ele chamou a delegação russa de “decorativa”.

Sinais de desrespeito

Além disso, o presidente da Ucrânia classificou a escolha dos enviados russos como desrespeito pessoal e institucional. “Sentimos o desrespeito russo”, disse. “O nível de comunicação é um desrespeito pessoal. Cadê os ministros russos?”

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

O líder ucraniano ressaltou ainda que só aceitaria negociar de fato com a presença de Putin e reforçou a necessidade de um cessar-fogo incondicional. Ele também declarou que a Rússia não demonstra interesse em encerrar o conflito. Zelensky apelou por mais sanções econômicas ao país adversário.

O ambiente em Istambul era de incerteza, com indefinição sobre o horário exato do começo das conversas e dúvidas sobre a composição das delegações.

Posições de Rússia e Turquia

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, recebeu Zelensky antes do evento. Ele reiterou a disposição da Turquia em mediar conversas diretas entre Kiev e Moscou.

Erdogan afirmou que o país está pronto para sediar reuniões com os líderes de ambos os lados “quando eles estiverem prontos”. Putin havia sugerido o encontro direto com Zelensky no fim de semana, mas o Kremlin confirmou nesta manhã que o presidente russo não viajaria para Istambul.

Ausências internacionais e futuro das negociações

O presidente dos EUA, Donald Trump, que havia sido convidado para o encontro, também não comparecerá. O Kremlin declarou que ainda considera um encontro futuro entre Trump e Putin, e que a ausência dos dois líderes não impede negociações bilaterais entre EUA e Rússia. 

Trump disse nesta quinta-feira que “nada acontecerá antes de eu me reunir com Putin”.

O vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, afirmou que um eventual encontro entre os presidentes norte-americano e russo não depende do avanço de um acordo entre Moscou e Kiev. 

Desde fevereiro de 2022, quando o conflito começou, não houve encontros diretos entre Zelensky e Putin. As tentativas anteriores de negociação, mediadas pela Turquia, não resultaram em avanços concretos. Erdogan reafirmou que Istambul segue disponível para sediar conversas.

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.