Substância prejudica a saúde e pode causar náusea, vômito, dor de cabeça, visão turva e cegueira permanente
O FDA (Food and Drug Administration, agência federal do departamento de Saúde dos EUA) fez um alerta para consumidores e prestadores de serviços de saúde: identificou aumento de metanol em desinfetantes para as mãos rotulados para conter álcool etílico. Conforme a entidade, a substância é tóxica e provoca danos à saúde, sobretudo em contato com a pele. Portanto, tem de ser evitada.
As pessoas têm de ficar atentas às informações nas embalagens de álcool em gel, bastante utilizado em tempos de covid-19. De acordo com o órgão, a exposição substancial ao metanol pode resultar em náusea, vômito, dor de cabeça, visão turva, cegueira permanente, convulsões, coma, danos permanentes ao sistema nervoso ou morte. O FDA está investigando as causas do diagnóstico que fez.
O alerta também serve para o Brasil. Em razão da falta de produtos de proteção básica por causa da pandemia, consumidores optam por soluções alternativas. Em março deste ano, a Polícia Civil de São Paulo fechou um laboratório clandestino, na Zona Leste da capital paulista, que fabricava e vendia álcool em gel com metanol. Neste link, o FDA lista produtos que têm de ser evitados.