Torcer por seu time no estádio de futebol e visitar seu bar, restaurante ou museu favorito começa a ser possível na Dinamarca devido ao coronapas (passaporte corona, em português). Esse aplicativo para celular aponta se o cidadão recebeu um resultado negativo em testes de covid-19 nas últimas 24 horas, se possui um comprovante de vacinação contra a doença ou se foi registrada uma prova de infecção entre duas e 12 semanas antes.
Certificados digitais são a maneira escolhida pela União Europeia para sair do lockdown, e a expectativa é tê-los funcionando em todos os 27 países-membros até o fim de junho. A Dinamarca foi a primeira a adotar a ideia, ao evitar uma terceira onda de covid-19. Taxas de morte e infecção pelo vírus estão entre as mais baixas da Europa. Agora, o país escandinavo começa a relaxar as restrições que passaram a vigorar em dezembro de 2020.
Muitas das etapas de reabertura do lockdown dependem do uso do coronapas. A pessoa apresenta o aplicativo que traz seus registros de saúde, junto com um documento de identidade, ao estabelecimento, que verifica sua validade. Certificados de papel também são aceitos, e as crianças estão isentas de exibir o passaporte. Quem não obedecer às regras poderá ser multado.
Os zoológicos e parques temáticos foram os primeiros a lidar com a tecnologia. O aplicativo também já está sendo usado em estúdios de tatuagem e cabeleireiros e será obrigatório para quem for a academias, cinemas e teatros. Museus, galerias de arte e bibliotecas podem reabrir com o passaporte. Clientes com o passe podem ficar dentro e fora de restaurantes, cafés e bares. Nos estádios de futebol, os torcedores precisarão estar sentados e separados em blocos de 500 pessoas.
Números
A Dinamarca implantou dezenas de novas instalações para testagem do novo coronavírus. Os cidadãos são incentivados a realizar testes uma ou duas vezes por semana gratuitamente, o que faz com que o país tenha a maior taxa de testes per capita do mundo. A capacidade de testagem é de meio milhão de pessoas por dia. Cerca de 1 milhão de dinamarqueses (um quinto da população) já receberam a primeira dose do imunizante contra a covid-19 e a expectativa é vacinar todos os adultos até o início de agosto.
Confira os números atualizados da covid-19 no Brasil e no mundo
Com informações do portal UOL
Isso é coisa de psicopata pra cima dos jumentoides!