publicidade
Mundo

Dinamarca adota coronapas, um ‘passaporte’ contra a covid-19

Uso de aplicativo faz parte dos planos de reabertura do lockdown

Dinamarca: reabertura com 'coronapas'

Torcer por seu time no estádio de futebol e visitar seu bar, restaurante ou museu favorito começa a ser possível na Dinamarca devido ao coronapas (passaporte corona, em português). Esse aplicativo para celular aponta se o cidadão recebeu um resultado negativo em testes de covid-19 nas últimas 24 horas, se possui um comprovante de vacinação contra a doença ou se foi registrada uma prova de infecção entre duas e 12 semanas antes.

Certificados digitais são a maneira escolhida pela União Europeia para sair do lockdown, e a expectativa é tê-los funcionando em todos os 27 países-membros até o fim de junho. A Dinamarca foi a primeira a adotar a ideia, ao evitar uma terceira onda de covid-19. Taxas de morte e infecção pelo vírus estão entre as mais baixas da Europa. Agora, o país escandinavo começa a relaxar as restrições que passaram a vigorar em dezembro de 2020.

Receba nossas atualizações

Muitas das etapas de reabertura do lockdown dependem do uso do coronapas. A pessoa apresenta o aplicativo que traz seus registros de saúde, junto com um documento de identidade, ao estabelecimento, que verifica sua validade. Certificados de papel também são aceitos, e as crianças estão isentas de exibir o passaporte. Quem não obedecer às regras poderá ser multado.

Os zoológicos e parques temáticos foram os primeiros a lidar com a tecnologia. O aplicativo também já está sendo usado em estúdios de tatuagem e cabeleireiros e será obrigatório para quem for a academias, cinemas e teatros. Museus, galerias de arte e bibliotecas podem reabrir com o passaporte. Clientes com o passe podem ficar dentro e fora de restaurantes, cafés e bares. Nos estádios de futebol, os torcedores precisarão estar sentados e separados em blocos de 500 pessoas.

Números

A Dinamarca implantou dezenas de novas instalações para testagem do novo coronavírus. Os cidadãos são incentivados a realizar testes uma ou duas vezes por semana gratuitamente, o que faz com que o país tenha a maior taxa de testes per capita do mundo. A capacidade de testagem é de meio milhão de pessoas por dia. Cerca de 1 milhão de dinamarqueses (um quinto da população) já receberam a primeira dose do imunizante contra a covid-19 e a expectativa é vacinar todos os adultos até o início de agosto.

Confira os números atualizados da covid-19 no Brasil e no mundo

Com informações do portal UOL

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade