publicidade
Mundo

Direita vence candidata de Rafael Correa no Equador

Daniel Noboa vai substituir Guillermo Lasso, que dissolveu o Parlamento e antecipou eleições

Equador
Daniel Noboa, candidato de centro-direita venceu eleições no Equador no domingo, 15 de outubro | Foto: Reprodução/Twitter/X/@DanielNoboaOk

O ex-deputado Daniel Noboa, de centro-direita, venceu as eleições no Equador no domingo 15. Com 95% das urnas apuradas, ele obteve 52% dos votos válidos contra 48% de Luisa González, candidata de esquerda ligada ao ex-presidente Rafael Correa (2007 a 2017), que está exilado na Bélgica depois de ter sido condenado por corrupção.

+ Leia as últimas notícias de Mundo no site da Revista Oeste.

Receba nossas atualizações

“Hoje encerramos o capítulo da campanha e amanhã começamos a trabalhar pelo novo Equador”, comemorou Daniel Noboa em um rápido discurso depois da consolidação do resultado. “Quero agradecer a todas as pessoas que têm sido parte de um projeto político novo, jovem, improvável, cujo fim era devolver o sorriso, a paz, a educação e o emprego ao país.”

Presidente eleito do Equador é empresário e deputado

Noboa, deputado eleito em 2021, tem 35 anos e é filho de Álvaro Noboa, empresário do setor de bananas, que já concorreu ao cargo cinco vezes, três delas contra Correa. Nascido em Guayaquil, cidade mais populosa do país, o presidente eleito construiu boa parte de sua carreira no setor privado. Formou-se em administração de empresas na Universidade de Nova York e cursou três mestrados nos EUA, um deles em Harvard.

Fundou a própria empresa de eventos, aos 18 anos, e mais tarde foi trabalhar no conglomerado do pai.

Noboa vai substituir Guillermo Lasso, que se aliou a deputados de esquerda para obter governabilidade. Mesmo assim, Lasso foi alvo de dois processos de impeachment. Para evitar perder o cargo, dissolveu o Parlamento e convocou estas eleições antecipadas, organizadas às pressas. Com isso, Noboa terá um mandato de apenas um ano e meio, até 2025. Ele deve assumir na primeira semana de dezembro.

Guillermo Lasso - equador
Guillermo Lasso dissolveu o Parlamento e convocou eleições antecipadas | Foto: Reprodução/Twitter

Candidato foi assassinado durante a campanha eleitoral no Equador

A redução da criminalidade e a geração de empregos foram os principais temas da campanha. Em agosto, um dos candidatos — Fernando Villavicencio — foi assassinado. Os suspeitos do crime — sete colombianos — foram mortos na prisão, o que aumentou a tensão no país. Porém, ainda não se sabe quem mandou matar o presidenciável.

+ Equador: viúva de candidato assassinado é vítima de atentado

Nos últimos anos, o narcotráfico dominou o Equador, antes considerado seguro. A taxa de homicídios triplicou. Nessas condições e depois do assassinato de Villavicencio, os outros candidatos decidiram usar coletes à prova de balas durante toda a campanha, e o esquema de segurança foi reforçado com militares, policiais e revistas em todos os colégios eleitorais.

Com esses problemas em vista, Noboa prometeu abrir “prisões-barco” para isolar os criminosos mais perigosos e criar um centro de inteligência para prevenir crimes. Ele também falou, durante a campanha, na criação de empregos e vagas universitárias para os jovens. Na economia, diz que vai proteger a dolarização, facilitar o crédito para pequenas e médias empresas, dar incentivos fiscais e atrair investimentos estrangeiros.

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. José Garcia
    José Garcia

    Antes tarde do que nunca, ainda bem que aos poucos as populações vão acordando e reconhecendo a tragédia que é ter os esquerdopatas desgovernando países e arruinando as vidas dos seus povos.
    A esquerda tem dois objetivos:
    1- Encher os seus bolsos com o dinheiro público, viagens, e luxúria de marajá.

    2-Manter a população na miséria para oferecer esmolas e manipular conforme os seus interesses.

    Aqui no Brasil, vemos com muita clareza como os PeTralhas e os seus puxadinhos lambe botas, se comportam com o povo.
    Espero que a população acorde antes que seja tarde demais.

  2. Route 66
    Route 66

    Se diminuir impostos e diminuir drasticamente o tamanho do Estado o Equador cresce e o povo fica feliz.

  3. Christian
    Christian

    Menos um CPF esquerdista na América do Sul.
    O Molusco deve estar se contorcendo de raiva.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.