Os estúdios de Hollywood estão interrompendo os lançamentos de filmes nos cinemas na Rússia depois do ataque do país à Ucrânia. O movimento já conta com a adesão dos principais nomes do segmento.
Na segunda-feira 28, a Walt Disney foi a primeira grande marca do cinema a tomar uma posição, ao anunciar a pausa de todas as estreias de filmes no país — incluindo o Red: Crescer É Uma Fera, da Pixar.
Relacionadas
No mesmo dia, a Warner Bros. e a Sony anunciaram que não lançariam filmes no país. A Paramount Pictures bateu o martelo nesta terça-feira, 1°.
“Tomaremos futuras decisões de negócios com base na situação em evolução”, informou a Disney, em comunicado.
Segundo a Disney, a empresa está trabalhando com ONGs parceiras para fornecer ajuda urgente e outra assistência humanitária aos refugiados.
A Warner comunicou a suspensão da estreia do Batman, que estava programado para ser lançado nesta semana. A Sony salientou que está adiando todos os seus lançamentos planejados na região, incluindo o próximo Morbius.
Embora as vendas de ingressos na Rússia não sejam tão significativas quanto as na China, ainda é um mercado proeminente para os estúdios de Hollywood. Em média, a bilheteria russa responde por cerca de 3% de todas as vendas globais de ingressos, segundo dados da consultoria Comscore.
As decisões de renunciar a lançamentos na Rússia ocorrem em meio a uma onda de outros boicotes da indústria do entretenimento.
Menos drogas entrando na Rússia então!