Kim Jong Un, líder comunista da Coreia do Norte, está voltando para casa depois de um viagem ao extremo oriente da Rússia, sua aliada. É o que informa a mídia estatal de Moscou. O visitante norte-coreano recebeu dos anfitriões uma cerimônia de despedida, segundo a agência estatal RIA. Kim entrou na Rússia em um comboio blindado, ele se encontrou com Vladimir Putin e visitou diversas instalações militares e tecnológicas.
Depois de passar o dia inspecionando bombardeiros nucleares e outras armas com elevado potencial mortífero, Kim Jong Un descansou do domingo. O ditador da Coreia do Norte visitou uma universidade russa e assistiu a um show de morsas num aquário.
A mídia estatal norte-coreana destacou o foco da visita oficial do ditador à Rússia, descrevendo, inclusive, os encontros de Kim com o ministro da defesa russo, Sergei Shoigu. O veículo ressaltou que o encontrou foi uma expansão da “coordenação estratégica e tática” entre as forças armadas de ambos os países comunistas.
Visita à universidade
A mídia da Coreia do Norte destaca também a realidade das preocupações ocidentais sobre uma possível aliança armada que poderia “inflamar” o líder russo Vladimir Putin.
Já a agência de notícias estatal russa RIA divulgou alguns vídeos de Kim — sempre vestido de preto e acompanhado de seus muitos funcionários — em diálogos com autoridades russas por meio de intérpretes na Universidade Federal do Extremo Oriente, localizada na ilha russa de Russky.
A imprensa russa divulgou informações sobre o encontro oficial entre Kim e Oleg Kozhemiako, governador da região russa de Primorye; e com o ministro russo de Recursos Naturais, Alexander Kozkov. O ditador da Coreia do Norte também se encontrou com o presidente da universidade, Boris Korobets. Kim ouviu de Kozlov que os norte-coreanos estavam estudando lá, e que a escola estava feliz com a possibilidade dos estudantes da Coreia do Norte aprenderem sobre hidrelétricas.