publicidade
Mundo

Ditador da Venezuela quer enviar astronautas à Lua

Anúncio ocorre depois de acordo de cooperação com a China

Ditador astronautas Lua
Depois de firmar acordo de cooperação espacial, Maduro afirma que, em breve, astronautas venezuelanos irão à Lua em espaçonaves chinesas | Foto: Divulgação/X

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, diz que quer enviar astronautas à Lua. Ele falou sobre a intenção depois de encerrar a visita de uma semana à China. Os presidentes assinaram um amplo acordo de cooperação científica na quarta-feira 13.

Em um discurso durante a reunião com o ditador chinês, Xi Jinping, Maduro afirmou que os dois países estabeleceram um acordo para que venezuelanos passem por um treinamento como astronautas na China, com o objetivo de uma viagem à Lua.

Receba nossas atualizações

“A subcomissão de cooperação científica, tecnológica, industrial e aeroespacial terá como símbolo, mais cedo ou mais tarde, a chegada do primeiro homem venezuelano, da primeira mulher venezuelana à Lua em uma nave espacial chinesa”, declarou Maduro, segundo informações do portal R7.

Leia mais: China troca comando da força nuclear do Exército

Os ditadores da Venezuela e da China conversaram sobre as relações diplomáticas e comerciais entre os dois países em encontro realizado no Grande Salão do Povo, em Pequim, capital do país asiático.

Venezuela China acordos
Ditadores comunistas assinam amplo acordo de cooperação em áreas estratégicas | Foto: Divulgação/X

De acordo com as informações, 30 acordos de cooperação foram assinados, segundo Maduro. Eles abrangem diversas áreas de atuação de seus respectivos governos, desde agricultura, passando por economia, comércio, energia, mineração, educação, ciência, tecnologia, indústria e desenvolvimento aeroespacial.

“A Declaração Conjunta entre a República Popular da China e a República Bolivariana da Venezuela é um documento de grande importância estratégica e de consensos que contém 30 itens sobre toda a relação de nossos países e mais para frente”, escreveu o ditador venezuelano em sua página no X (antigo Twitter).

Relação de proximidade

No documento sobre a cooperação no âmbito aeroespacial, segundo informações do site da revista Exame, está descrito que a relação entre China e Venezuela é como a de “amigos íntimos, de confiança mútua, bons sócios de desenvolvimento comum e companheiros próximos de colaboração estratégica”.

Atualmente, a China é o principal credor da Venezuela, com empréstimos totalizando cerca de US$ 50 bilhões (R$ 245 bilhões, na cotação atual), que estão sendo pagos principalmente com remessas de petróleo, considerando as vastas reservas venezuelanas, de acordo com o jornal Gazeta do Povo.

Leia mais: Na Europa, Lula discute a ‘possibilidade de normalizar a situação da Venezuela’

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    Eventuais astronautas relativos do Maduro não precisam de foguetes chineses para alcançar a Lua. Basta embarcarem na inflação venezuelana.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade