publicidade
Mundo

Crítico de Xi Jinping foge para a Coreia do Sul de jet ski

Ativista viajou 300 km em busca de refúgio e liberdade

xi jinping jet ski
Missão: Impossível - Made in China? Em empreitada digna de filme de ação, perseguido político foge usando jet ski | Foto: Reprodução/The Sun

Um dissidente chinês foi capturado na noite da quarta-feira 23, enquanto tentava chegar à Coreia do Sul, pilotando um jet ski. Grupos de ativistas chineses confirmaram sua identidade.

Seu nome é Kwon Pyong, de 35 anos. Próximo à cidade coreana de Incheon, ele ficou preso com seu jet ski em meio a um pântano, onde a Guarda Costeira do país o deteve.

Receba nossas atualizações

Missão impossível

De acordo com as autoridades, o chinês viajou cerca de 300 quilômetros, partindo da Província de Xantum. Militares coreanos que detectaram um estranho veículo avisaram a Guarda Costeira, que também recebeu chamados dos serviços de emergência, acionados pelo próprio Pyong.

Para realizar a façanha, o ativista levou consigo vários barris de combustível, que descartava no mar depois de vazios. A princípio, a Guarda Costeira não soube identificá-lo, mas um membro da organização não governamental Diálogo Chino confirmou à agência de notícias AFP que se tratava de Kwon Pyong. 

Condenado por “insultar” o ditador e o regime

O ativista já havia sido preso em outubro de 2016 por “subversão”, ao “insultar a autoridade estatal e o sistema socialista”. A acusação mencionou publicações em redes sociais e roupas que o dissidente vestia, com críticas a Xi Jinping, presidente da China e secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCCh).

xi jinping jet ski
Entre outras hashtags provocativas, Kwon Pyong comparava ditador chinês Xi Jinping a ditador alemão Adolf Hitler | Foto: Reprodução/Twitter

Condenado a um ano e meio de prisão, Kwon deixou a cadeia em março de 2018, de acordo com a ONG de direitos humanos Front Line Defenders. Proibido de deixar o país, por anos teria permanecido sob vigilância estatal e perseguição política pelas autoridades chinesas.

Histórico de protestos contra abusos de poder

Kwon Pyong fazia campanhas contra a violação dos direitos humanos pelo regime chinês e em apoio a advogados perseguidos e presos. Criticava abertamente o Massacre da Praça Paz Celestial e viajou até Hong Kong em 2014 para participar dos protestos do movimento Occupy Central.

O ativista autoexilado “agora está se decidindo entre pedir refúgio na Coreia do Sul ou optar por um terceiro país”. A declaração é de Lee Dae-seon, representante da Diálogo Chino, que confirmou a identidade de Kwon para a imprensa.

Com informações do jornal The Guardian.

1 comentário
  1. Christian
    Christian

    Pior é s saírem todos…O mundo não suportaria mais de um bilhão de chineses espalhados peos seus países.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade