Ditadura cubana ‘tem medo da voz de seu povo’, dizem EUA

Protesto contra o regime foi sufocado pelo ditador Miguel Díaz-Canel
-Publicidade-
Manifestação por democracia em Cuba foi frustrada pela ditadura comunista
Manifestação por democracia em Cuba foi frustrada pela ditadura comunista | Foto: Reprodução/Redes sociais

A forte repressão do regime cubano às manifestações contra o governo que estavam marcadas para segunda-feira 15 foi alvo de críticas dos Estados Unidos. O encarregado de assuntos relacionados à América Latina do Departamento de Estado norte-americano, Brian Nichols, afirmou nesta quarta-feira, 17, que a ditadura que comanda a ilha “tem medo de ouvir a voz” da população.

“É um sinal claro de que o regime cubano tem medo de ouvir a voz do seu próprio povo e de suas tentativas de reprimir seu legítimo desejo de democracia e de moldar seu próprio futuro”, disse Nichols, em seu primeiro pronunciamento no Congresso desde que assumiu o cargo.

Indagado sobre quais seriam as ações de Washington em represália ao regime cubano, o diplomata lembrou que, desde os protestos de julho em Cuba, os EUA impuseram “quatro rodadas de sanções” contra as autoridades do país caribenho. “Continuaremos procurando oportunidades para enviar sinais concretos de apoio ao povo cubano”, afirmou.

-Publicidade-

Como noticiado por Oeste, o protesto contra o regime cubano foi sufocado pelo ditador do país, Miguel Díaz-Canel. A manifestação tinha como bandeiras a libertação de presos políticos, o respeito aos direitos humanos e a defesa da democracia.

A presença policial nas ruas de Havana e em outras Províncias, além da prisão de líderes da dissidência cubana, enfraqueceram o movimento organizado pelo grupo Arquipélago, que tem 37 mil membros. Segundo os organizadores, o governo comunista cortou o sinal de internet em pontos específicos para evitar a comunicação entre os manifestantes. As casas dos líderes do movimento também foram monitoradas por agentes da ditadura.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.