Amigo de Lula: Nicarágua proíbe entrada de turistas com câmeras

Quem quiser entrar com equipamentos de filmagem no país precisará pedir permissão para a ex-nora de Ortega

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega.
O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega. | Foto: Reprodução/YouTube

O regime de Daniel Ortega, na Nicarágua, proibiu turistas de ingressarem no país com equipamentos fotográficos e binóculos de visão noturna.

A Direção-Geral de Serviços Alfandegários do país emitiu uma resolução em 16 de janeiro, na qual permite que os agentes de fronteira, articulados com a Polícia Nacional, tenham poder de reter os equipamentos.

Em entrevista ao jornal El País, o ex-deputado exilado na Costa Rica, Eliseo Núñez, afirmou que tal situação poderia ser chamado de ‘coreanização’ da Nicarágua – em referência ao regime ditatorial da Coreia do Norte.

-Publicidade-

“Vai além do que os regimes cubano e chinês fazem com os turistas e tem como objetivo fechar a Nicarágua a qualquer observador externo”, disse. “A proibição de câmeras é algo que pode soar inútil diante dos celulares de última geração, mas o regime aposta que quem chegar com celular não estará constantemente em busca de informações. O mais dramático é como isolam o país”, explicou o político.

A determinação foi aderida após repórteres e documentaristas registrarem a repressão sofrida pelos nicaraguenses desde 2018.

Tanto os serviços alfandegários, quanto a Polícia Nacional alegam que os equipamentos são de “uso privado” do Exército.

Com uma lista extensa sobre as lentes, modelos e quantidades permitidas, a instituição ainda exige que “os binóculos sem ‘Certificado de Não Regularização’ que não sejam retirados pelo viajante no prazo de três meses após a retenção, serão remetidos mediante certificado de entrega à autoridade superior da Polícia”.

Caso o turista deseje entrar com uma câmera ou equipamento de filmagem “profissional ou amador” vai precisar passar pelo crivo da Cinemateca Nacional, dirigida por Idania Castillo, ex-esposa de Juan Carlos Ortega-Murillo, filho do ditador do país, Daniel Ortega.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

14 comentários Ver comentários

  1. Tem uma turma de “turistas” que curtem ver os pobres, o lixo, os carros antigos “que ainda andam”, os supermercados vazios, o povo com ticketes de ração… Eles veêm um romantismo nisso, um igualitarismo de nível baixo… Mas, depois, correm para o conforto dos seus países de primeiro mundo.

      1. Logo agora que eu ia fazer um tour internacional, para conhecer a “banda” mais desenvolvida das Américas! Tô rifando minha Nikon.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.