publicidade
Mundo

Ditadura da Nicarágua remove nacionalidade de 94 cidadãos

Regime de Daniel Ortega persegue novos opositores

bispo nicarágua
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na quarta-feira 15, a ditadura da Nicarágua conseguiu remover a nacionalidade de 94 cidadãos do país. Isso porque a Corte de Apelações do país acolheu as acusações do regime de crimes considerados de “traição à pátria”.

Entre os alvos da condenação da ditadura da Nicarágua, estão os escritores Sergio Ramírez e Gioconda Belli, o bispo auxiliar de Manágua, Silvio Báez, e Luis Carrión, ex-comandante da revolução sandinista.

Receba nossas atualizações

A decisão também afetou o ex-chanceler Norman Caldera, o ex-magistrado sandinista Rafael Solís; o ex-embaixador da Organização dos Estados Americanos Arturo McFields; o jornalista Carlos Fernando Chamorro; e outros 86 nicaraguenses sob a mesma acusação.

Os condenados foram declarados foragidos da Justiça e estão proibidos de ocupar cargos públicos ou eletivos. A Corte tomou a decisão com base na Lei Especial que regula a perda da nacionalidade nicaraguense, aprovada na semana passada, e na Lei de Defesa dos Direitos do Povo à Independência, Soberania e Autodeterminação para a Paz, publicada em dezembro de 2020.

“Os acusados executaram e continuam executando atos delitivos em prejuízo da paz, da soberania, da independência e da autodeterminação do povo nicaraguense, incitando a desestabilização do país, promovendo bloqueios econômicos, comerciais e de operações financeiras, tudo em prejuízo da paz e do bem-estar da população”, alegou o presidente da Corte de Apelações, Ernesto Rodríguez Mejía. “Por esses fatos, os acusados não podem mais ser considerados cidadãos nicaraguenses.”

Tendo todos os poderes do Estado nas mãos, emissários do ditador Daniel Ortega têm intensificado a perseguição e a repressão aos opositores do regime, especialmente lideranças cristãs.

Relacionadas

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. José Rubens Medeiros
    José Rubens Medeiros

    Esse Ortega não passa de um CRIMINOSO, IMBECILOIDE, PERVERSO e ANALFABETO, à semelhança de seus assemelhados que infestam o Brasil.

  2. Paulo
    Paulo

    Temos que ter cuidado por aqui, Lula tem a suprema corte nas mãos e pode iniciar a perseguição aos críticos e opositores!

  3. Hugo Monteiro
    Hugo Monteiro

    É a sina da america latrina. O modelo de governo nestas paragens é a casquistocracia, o governo pelo piores. No caso daqui a pouco aparecerá outro mané que chutará esse paspalho pra fora, pelo voto ou pelas armas , e se tornará o novo boçal no comando. Temos um exemplo bem em casa…

  4. Daniel BG
    Daniel BG

    Quando o estado se torna totalitário, falar de “cidadão” se torna até um erro linguístico.

  5. Marcelo Martins
    Marcelo Martins

    E mesmo assim, Lula e o PT consideram a Nicarágua uma democracia.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade