O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição Donald Trump comentou nesta segunda-feira, 16, a nova tentativa de assassinato contra ele. O atentado ocorreu no domingo 15, na Flórida, enquanto o político jogava com amigos em seu campo de golfe.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A declaração do republicano sobre o episódio foi feita ao influenciador Farokh Sarmad, na ferramenta Spaces, do Twitter/X. A conversa gerou uma série de reações entre seus seguidores e críticos. Em poucas horas, a postagem havia recebido milhares de curtidas e comentários.
Trump, que sofreu o segundo atentado em pouco mais de dois meses, compartilhou detalhes sobre a última ameaça e afirmou: “Esta é mais uma tentativa de me silenciar, mas não conseguirão; continuarei a lutar pelo povo norte-americano”.
De acordo com o Serviço Secreto norte-americano, o suspeito não fez nenhum disparo antes de ser alvo de tiros dos agentes.
+ Departamento de Justiça dos EUA indicia atirador que abriu fogo contra Trump
Donald Trump culpa ‘esquerda radical’
Trump atribuiu a violência eleitoral à retórica dos democratas e da “esquerda radical”. Ele mencionou que os dois atiradores estavam ligados a esses grupos. O político expressou preocupação com a investigação do primeiro ataque, mas elogiou o trabalho das autoridades.
+ Homem preso por tentar assassinar Trump criticava o ex-presidente nas redes sociais
Nas redes sociais, Trump tentou ligar os dois atentados que sofreu a declarações de Kamala Harris sobre os quatro processos criminais que ele enfrenta. Em entrevista à Fox News, ontem, Trump afirmou que o criminoso “acreditou na retórica de Biden e Kamala, e agiu com base nela”.
Contudo, as autoridades ainda não revelaram as possíveis motivações do suspeito, que está preso.
Segurança de Trump
A segurança do ex-presidente tem sido um tema de preocupação constante, especialmente depois que ele anunciou sua intenção de concorrer novamente à Presidência nas próximas eleições. O Serviço Secreto dos Estados Unidos emitiu uma declaração na qual afirma que está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dele e de sua família.
“Levamos todas as ameaças a sério e estamos trabalhando diligentemente para protegê-lo”, disse um porta-voz da agência.
Até o momento, não foram divulgados detalhes específicos sobre o atentado nem as medidas de segurança adicionais que estão sendo implementadas.
Leia também: “Putin diz preferir Kamala Harris, e EUA reagem à ironia do líder russo“