Uma pesquisa dos Estados Unidos descobriu uma droga capaz de estimular os músculos e queimar energia de maneira semelhante ao que ocorre quando se faz exercícios físicos.
Publicado em setembro na revista científica Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics, o estudo apresenta a droga SLU-PP-332, como é provisoriamente chamada. Ela faz parte de uma classe de terapias chamada de “miméticos do exercício”.
São medicamentos que tentam fornecer os benefícios da prática esportiva sem a necessidade de praticar, de fato, as atividades físicas. Mas esse tipo de remédio ainda não está aprovado para o uso em seres humanos, e requer mais testes para que sua eficácia e segurança sejam avaliadas.
Como a droga que reduz gordura sem exercícios atuou nos ratos
Em vez de suprimir o apetite como faz o Ozempic, a droga fez os ratos queimarem mais energia em repouso e aumentou o gasto calórico durante a realização de exercícios.
Os roedores tiveram redução na massa gorda depois de 28 dias de tratamento, mas também uma perda média de peso de cerca de 12%. Ou seja, eles realmente gastaram mais energia enquanto descansavam.
“Quando você trata ratos com a droga, você pode ver que o metabolismo de todo o corpo passa a usar ácidos graxos”, disse o líder do estudo, Thomas Burris, ao site Science Alert. “Semelhante ao que ocorre quando as pessoas estão em jejum ou executando um exercício.”
Leia também
Buris, que é pesquisador de farmacologia da Universidade da Flórida, também explicou que a droga que reduz gordura sem exercícios físicos e atua com os mesmos efeitos de um treinamento de resistência.
Em um estudo anterior, publicado no início do ano, o pesquisador e sua equipe mostraram que a SLU-PP-332 aumentou um tipo específico de fibra muscular em ratos e melhorou a resistência ao exercício.
Os resultados foram que os ratos com peso normal correram mais longe e por mais tempo do que os ratos não tratados, como se a droga tivesse desbloqueado novas reservas de energia.