Economia da China cresce 8,1% em 2021

O país está enfrentando dificuldades no imobiliário e surtos de covid-19 em várias cidades
-Publicidade-
Para 2022, a previsão é de um crescimento de 4,3%
Para 2022, a previsão é de um crescimento de 4,3% | Foto: Divulgação

A economia da China cresceu 4% no último trimestre de 2021, seu ritmo mais lento em um ano e meio. Ainda assim, esse número foi maior que o esperado por consultorias econômicas norte-americanas.

Para todo o ano de 2021, o Produto Interno Bruto chinês cresceu 8,1%, praticamente em linha com as expectativas dos analistas. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 17, pelo Escritório Nacional de Estatísticas (equivalente ao IBGE, no Brasil).

Último trimestre da economia da China

-Publicidade-

O crescimento no último trimestre do ano foi impulsionado pela produção industrial, que cresceu 4,3% em relação ao ano anterior — acelerando em relação ao crescimento de 3,8% de novembro.

Mas o consumo enfraqueceu dramaticamente. As vendas no varejo aumentaram apenas 1,7% em dezembro, em relação ao ano anterior, bem abaixo do aumento de 3,9% em novembro.

Problemas

A China vem enfrentando uma série de problemas, incluindo dificuldades no setor imobiliário (como a Evergrande) e surtos de covid-19, provocando o fechamento de grandes cidades.

Economistas ressaltaram que a abordagem da “política zero covid” da China para conter o vírus pode significar sérios problemas para a economia em 2022.

O grupo financeiro Goldman Sachs, por exemplo, reduziu sua projeção de crescimento econômico chinês em 2022 de 4,8% para 4,3%, pouco mais da metade da cifra de 2021.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. Infelizmente não se pode confiar em informações oficiais, dados numéricos e estatísticas fornecidos por países comunistas, especialmente pela China. Lá, ninguém morre de Covid, não há perseguição religiosa nem étnica e todos os cidadãos têm liberdade de expressão. A principal vítima do comunismo é a verdade.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.