Economia da Rússia encolhe 4% no segundo trimestre

No agregado dos três meses anteriores, houve crescimento de 3,5%
-Publicidade-
Vladimir Putin, o presidente da Rússia
Vladimir Putin, o presidente da Rússia | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia caiu 4% no segundo trimestre de 2022, segundo dados preliminares publicados nesta sexta-feira, 12, pelo Serviço Federal de Estatísticas Estaduais da Rússia. No trimestre anterior, houve crescimento de 3,5%.

Alguns fatores explicam esse resultado, incluindo as quedas no volume de negócios no atacado (-13,5%), nos negócios no varejo (-9,8%), no abastecimento de água, tratamento de águas residuais e gestão de resíduos e atividades antipoluição (-8,9%), no tráfego de passageiros (-5,3%), na manufatura (-3,3%) e nos negócios de frete (-2,9%).

“A desaceleração poderia ter sido muito mais profunda, mas o Banco Central tomou medidas imediatas para evitar que uma crise financeira se instalasse”, disse Liam Peach, economista sênior de mercados emergentes da Capital Economics, em nota. “Parece também que a resiliência do setor de energia da Rússia amorteceu o impacto das sanções aplicadas pelas potências ocidentais.”

-Publicidade-

As sanções tiveram um impacto maior em outras áreas, como manufatura, em que a produção caiu 4% em relação ao trimestre anterior. A produção em setores mais dependentes de insumos estrangeiros caiu mais de 10%.

No mês passado, as autoridades financeiras russas disseram que, embora as sanções tivessem enfraquecido a economia nacional, o impacto foi menor que o previsto. A economia do país deve contrair entre 4% e 6% neste ano, diferentemente da queda projetada anteriormente, entre 8% e 9,5%.

Leia também: “O fiasco das sanções impostas à Rússia pelo Ocidente”, artigo de J.R. Guzzo publicado em Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.