O Índice Mensal de Atividade Econômica (Imacec) registrou a desaceleração da economia do Chile em fevereiro. O indicador expandiu 6,8%. Esse resultado é 2,8 pontos porcentuais a menos em relação ao mês anterior. Além disso, é 14,1 pontos porcentuais menor em comparação com o pico dos últimos 12 meses: 21,1%, registrado em junho.
“O resultado do Imacec foi explicado pelo aumento das atividades de serviços”, afirma o Banco Central (BC) do Chile. “O comércio também contribuiu positivamente para o resultado do mês, enquanto a produção de bens recuou, influenciada principalmente pela mineração.”
Contudo, depois dos ajustes para atenuar os efeitos sazonais, o indicador mostrou que o comércio retraiu 0,5% e o setor de serviços encolheu 1,2%.
De acordo com o BC, a produção de bens caiu 4,5%, e o “resultado é explicado” pela queda de 6,4% no setor de mineração e a redução de 2,6% na indústria de transformação. Excluindo as variações sazonais, a indústria de bens diminuiu 0,5%.
“Considerando os desafios que a crise sanitária impôs à coleta de dados básicos, o Banco Central do Chile fez esforços adicionais com seus provedores de informação para minimizar o impacto na qualidade das estatísticas”, afirma o BC em nota. “No entanto, é importante ressaltar que os números fornecidos nesta ocasião poderão sofrer revisões maiores do que as historicamente registradas, as quais serão divulgadas de acordo com o calendário de publicações e revisões das contas nacionais disponível no site institucional.”
Leia também: “América vermelha”, reportagem de Gabriel de Arruda Castro e Silvio Navarro para a Edição 92 da Revista Oeste
Vão andar de mãos dadas com a Argentina.
Se adivinharem o que vai acontecer com o Chile nos próximos anos com estes comunistas no poder, dou uma Guaraná e uma Jujubinha.
PARABÉNS, CHILE!
ESTOU FELIZ POR VCS!
Não era isso o que vcs queriam elegendo um comunista abissal e degenerado para presidente?
Redução da atividade econômica, deterioração educacional e familiar, banalização das drogas, fim da propriedade privada…
O Chile deve estar em clima de festa!
Mas aqui no Brasil não, obrigado.
O Brasil é CONSERVADOR e não é mais enganado pela lorota comunista.
Aqui, vamos reeleger Bolsonaro, o melhor presidente da história do Brasil.
Com viés de piora…..cairam no conto do vigário !
Pontapé inicial da derrocada comunista no Chile, o que me chama mais atenção é que foi democraticamente eleito. A vida é sempre assim enquanto uns choram outros vendem lenços
Isso é só o começo do reflexo pelas más escolhas do povo . Os jovens caíram no canto da seria…