publicidade
Mundo

Eficácia de medicamento contra covid-19 supera 80%, diz AstraZeneca

Resultados de estudos divulgados nesta quinta-feira, 18, ainda não foram revisados pela comunidade científica

astrazeneca
| Foto: Adriana Toffeti/Estadão Conteúdo

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 18, a AstraZeneca anunciou que seu anticorpo monoclonal AZD7442 reduz em cerca de 80% o risco de covid-19 sintomática e o desenvolvimento de quadros severos da doença e morte. Esse tipo de anticorpo é uma proteína desenhada para atacar especialmente um alvo.

Os dados apresentados pela farmacêutica foram obtidos por meio de dois estudos randomizados e que ainda não estão revisados por pares da comunidade científica.

Receba nossas atualizações

De acordo com a AstraZeneca, mais de 75% dos participantes do estudo tinham comorbidades, o que os colocava no grupo de alto risco para a covid-19. A empresa informa que houve uma redução de 83% no risco de desenvolvimento da doença sintomática causada pelo novo coronavírus, na comparação com o grupo que recebeu placebo.

No grupo dos que tomaram o medicamento, não houve registro de mortes por covid-19 ou quadros graves da doença. O período de análise se estendeu por seis meses. No grupo do estudo que recebeu placebo, houve cinco casos graves de covid-19 e duas mortes.

Relacionadas

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Carlos Moura
    Carlos Moura

    eu tive 23 dias de covid,tomei invermectina e zinco e remédio pra tosse…zero.

  2. Antonio Farias de Oliveia
    Antonio Farias de Oliveia

    Vão lançar esse medicamento caríssimo!! Muitos médicos recomendaram e prescreveram ivermectina, baratinha, baratinha…muita gente usou e se deu bem! Agora esse AZD reduz risco? Trata? Já acionaram os azizs e calheiros?

  3. Marcio Manzan
    Marcio Manzan

    Logo teremos provas que o Bolsonaro sempre teve razão e muitas mortes poderiam ter sido evitadas. O problema é quem será responsabilizado depois.

  4. Remi Backes
    Remi Backes

    AstraZeneca, vcs endoidaram, arrumar remédio pra Covid, agora como ficam as vacinas experimentais sem comprovação de eficácia, as máscaras de pano chinesas, o distanciamento social sem medida determinada, os prefeitos fechando comércio os governadores com ares de cientistas fechando Estados, toques de recolher, porque parece que o vírus é notívago. Agora só falta eles reconhecerem que já existe tratamento, que eu já fiz e me curei.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade