publicidade
Mundo

Em clima de tensão, papa Francisco começa viagem ao Cazaquistão

Pontífice participará de congresso e se encontrará com líderes religiosos

papa cazaquistão
Francisco foi recebido pelo presidente cazaque | Foto: Divulgação/Vatican News

O papa Francisco desembarcou na manhã desta terça-feira, 13, no Cazaquistão, país na Ásia Central, entre a Rússia e a China. Ele foi recebido pelo presidente da República, Kassym-Jomart Tokayev, na capital, Nur-Sultan, cidade onde o pontífice permanecerá durante a visita. O papa vai participar do VII Congresso das Religiões Mundiais e Tradicionais, num contexto de tensão política pela guerra na Ucrânia.

O patriarca ortodoxo russo Kirill, um aliado do presidente russo, Vladimir Putin, cancelou sua participação, sem informar o motivo. Enquanto Francisco considerou a “guerra cruel e sem sentido”, Kirill defendeu a “operação militar” de Putin e a luta contra os “inimigos externos e internos” da Rússia.

Receba nossas atualizações

O último encontro entre o papa e o patriarca ortodoxo foi há seis anos, em uma reunião histórica em Cuba, a primeira desde o cisma entre as Igrejas do Oriente e do Ocidente, em 1054.

A guerra na Ucrânia deve, no entanto, continuar a ser a questão principal desta visita à antiga república soviética, que obteve a sua independência em 1991, com a queda da URSS. “No centro desta caminhada só pode haver diálogo, encontro, busca de paz entre os diversos mundos religiosos e culturais ”, disse o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni.

Maior país da Ásia Central, o Cazaquistão tem 18,7 milhões de habitantes, dos quais 70% são muçulmanos sunitas e 26% cristãos, mas menos de 1% católicos.

Jorge Bergoglio é o segundo papa a viajar ao Cazaquistão — João Paulo II esteve no país em setembro de 2001. Francisco, que sente dores no joelho, utilizará cadeira de rodas durante a visita ao Cazaquistão, assim como aconteceu na sua última viagem internacional, ao Canadá, em julho.

Esta é a 38ª viagem ao exterior do papa, 85 anos, desde sua eleição, em 2013. Na quarta-feira 14, ele falará na abertura do congresso. Além de participar da agenda oficial, Francisco também se encontrará com líderes religiosos individualmente, disse o Vaticano, sem dar mais detalhes.

Coincidentemente, o presidente chinês Xi Jinping estará em Nur-Sultan ao mesmo tempo, mas nenhum encontro com o papa foi anunciado até o momento.

Relacionadas

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Daniel BG
    Daniel BG

    Local terrível para se desembarcar no momento. Mesmo assim o Papa cumpre seus votos de fé. Imagino que Xi-Jinping queira passar longe.

  2. José Eduardo Ferreira Prado de Carvalho
    José Eduardo Ferreira Prado de Carvalho

    Infelizmente esse papa tem contribuído drasticamente para o decrescente número de católicos no mundo, suas posições ideológicas são francamente comunistas, depois de abençoar o maior criminoso, corrupto, assasino e ladrão do mundo, dispenso qualquer bênção vinda dele. Passar bem papa Chico.

  3. Daniel
    Daniel

    Espero que esse argentino comunista não volte vivo de lá.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade