Estabilidade nuclear, mudanças climáticas, segurança cibernética e o destino de cidadãos norte-americanos presos na Rússia e russos detidos nos EUA. Esses assuntos constam na pauta a ser discutida nesta quarta-feira, 16, pelos presidentes Joe Biden e Vladimir Putin. Ambos se reunirão em Genebra, na Suíça, às 13h (8h, no horário de Brasília). Trata-se do primeiro encontro entre os líderes mundiais desde que o democrata assumiu a Casa Branca.
“Em discurso sobre a Rússia no G7, Biden confunde a Síria com a Líbia”
A expectativa é a de que assuntos mais sensíveis sejam discutidos, como a invasão russa na Ucrânia, o destino do opositor russo preso Alexei Navalny e os ciberataques aos EUA. Putin, porém, não espera muito das conversas com Biden. “Não estou certo de que se chegará a qualquer acordo. Vejo esta reunião com otimismo prático”, informou o assessor de política externa da Rússia, Yuri Ushakov, em entrevista coletiva, na terça-feira 15.
Leia também: “A fraqueza explícita diante dos adversários”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 55 da Revista Oeste