Embrião de dinossauro pronto para nascer é encontrado na China

Ovo de 17 centímetros estava enterrado há cerca de 66 milhões de anos
-Publicidade-
Ilustração "bebê" Yngliang | Univesity of Birmingham
Ilustração "bebê" Yngliang | Univesity of Birmingham

Cientistas chineses descobriram um embrião de dinossauro perfeitamente preservado. Os pesquisadores batizaram o fóssil de “bebê Yngliang” e acreditam que ele tenha no mínimo 66 milhões de anos. O ovo foi encontrado em Ganzhou, no sul da China, e pertence a um dinossauro terópode sem dentes — ou ovirraptossauro.

Um dos fatores que chamaram a atenção dos pesquisadores é que o fóssil estava com a cabeça posicionada debaixo do corpo e as costas encurvadas, uma postura nunca observada em dinossauros e que se assemelha às aves modernas. Atualmente, ele está em um museu na China e pode ser apreciado pelos visitantes. O ovo tem 17 centímetros.

-Publicidade-

Estudos apontam que se ele tivesse vivido até a idade adulta teria de 2 a 3 metros de comprimento e provavelmente se alimentaria de plantas. Os cientistas esperam estudar o “bebê Yngliang” por meio de técnicas avançadas de escaneamento para mapear todo o seu esqueleto. Este vídeo (em inglês) mostra mais detalhes dessa descoberta:

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.