Um mapa divulgado pela empresa RMS Titanic Inc., responsável pela administração das peças do navio naufragado em 1912, afirma ter a localização aproximada do submarino Titan.
O submersível da empresa norte-americana OceanGate implodiu no Oceano Atlântico no mês passado, matando todos os ocupantes.
A representação do leito oceânico ocorreu através da captação de imagens de sonares. Contudo, o desenho não marca o local exato nem a distância precisa entre o submarino Titan e o Titanic.
A área em que os destroços do submarino foram encontrados, designada como “Campo de Destroços do Titan”, está indicada com um círculo pontilhado, no canto superior direito da imagem abaixo.
Os objetos estão próximos da proa do navio naufragado, que continua intacta.
A liberação da imagem pela RMS Titanic Inc. ocorre no âmbito da investigação sobre a implosão do Titan, no mês passado.
“Acreditamos que estes dados são de confiança”, declarou Brian Wainger, advogado da empresa, acrescentando que a RMS Titanic Inc. enviou o mapa para a Guarda-Costeira dos Estados Unidos e para a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, a fim de ajudar nas buscas pelo submersível.
A investigação sobre naufrágio do submarino Titan
A Guarda-Costeira dos Estados Unidos estima que as investigações sejam finalizadas em um período de 12 a 18 meses. Em seguida, deve ser realizada uma audiência pública, em que serão ouvidas testemunhas.
Leia também: “Submarino Titan: documento revela ‘taxa de sucesso’ no fundo do mar”
Em 22 de junho, a Guarda-Costeira confirmou a morte dos passageiros do submersível. “Só consigo imaginar como isso tem sido para eles e espero que essa descoberta traga algum conforto nesse momento tão difícil”, disse o contra-almirante John Mauger.
Relembre o caso
O submarino Titan desapareceu em 18 de junho, no meio do Oceano Atlântico, quando se dirigia a uma expedição até os destroços do Titanic.
Estavam no submarino o empresário britânico Hamish Harding; o mergulhador Paul-Henri Nargeolet; o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho, Sulaiman Dawood; e o CEO e fundador da OceanGate, Stockton Rush.