Foi durante uma campanha de escavação no sítio arqueológico de Monte Agudo, em Portugal, que uma equipe de paleontólogos encontrou o esqueleto de um dinossauro que pode ser o maior já descoberto na Europa.
Os cientistas acreditam que o esqueleto fossilizado pertença a um Sauropoda, grupo de dinossauros herbívoros de grande porte que possuem pescoço e cauda compridos, além de uma cabeça pequena. Segundo a equipe, o animal tinha cerca de 25 metros e viveu entre o Jurássico Superior e o Cretáceo.
“Toda a costela era muito massiva. Nós começamos a escavar e o osso continuava e continuava, o comprimento realmente não parava de aumentar”, explica a paleontóloga Elisabete Malafaia, pesquisadora do Instituto Dom Luís, da Universidade de Lisboa.
🎯Dinossáurio saurópode de grande porte descoberto. 👌Campanha de escavação na jazida paleontológica de Monte Agudo realizada por investigadores do @IdlLuiz e do @biouned e da Facultad de Bellas Artes da @unicomplutense Notícia em https://t.co/hOOARUYl2w pic.twitter.com/TkSTCPzYBR
— Ciências ULisboa (@cienciasulisboa) August 23, 2022
Os pesquisadores envolvidos com a descoberta afirmaram que o fóssil foi localizado em boas condições de preservação. De acordo com eles, o processo começou praticamente por acaso, quando um morador encontrou os vestígios enquanto fazia uma construção em seu terreno. Em seguida, o proprietário entrou em contato com a universidade, que já vinha realizando escavações na região.
Depois da descoberta, os restos mortais vão ser analisados para descobrir se o dinossauro já é conhecido ou se pertence a uma nova espécie. “É um dos maiores espécimes conhecidos em nível europeu, talvez mundial”, afirma Elisabete Malafaia.
Bobagem, tanto trabalho! Pescoço comprido, rabo grande e cabeça pequena? Maria do Rosário.
Se tiver barba, é ancestral da espécie daqui.