Arqueólogos encontraram os possíveis degraus onde Jesus Cristo teria curado um cego, conforme passagem bíblica. As escavações haviam sido realizadas no Tanque de Siloé, em Jerusalém (Israel), que data quase 3 mil anos.
Segundo o canal norte-americano Fox News, que divulgou a descoberta em 7 de setembro, o achado estará aberto em breve ao público.
O Tanque de Siloé foi descoberto em 2004, durante obras de infraestrutura realizadas pela companhia de água Hagihon. Na ocasião, alguns degraus foram revelados.
Em uma passagem do Evangelho de João (9:1-11), é relatado que Jesus curou visão de um homem cego de nascença — o que, supostamente, teria ocorrido no local.
O tanque fazia parte de um sistema de água de Jerusalém do século 8 a.C., construído no reinado do rei Ezequias, conforme o Segundo Livro de Reis (20:20).
Leia também: “Supostos corpos de extraterrestres são exibidos em audiência na Câmara do México”
Sobre os degraus onde Jesus curou um cego
Depois da descoberta, a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) iniciou uma pesquisa acerca do local, sob a supervisão dos professores Roni Reich e Eli Shukron. Como parte de um novo projeto de escavação, pesquisadores descobriram cerca de oito degraus nunca antes vistos.
“O perímetro da piscina foi construído em uma série de degraus, permitindo aos banhistas sentar-se e mergulhar nas águas da piscina”, informou a IAA.
Estimativas revelam que o Tanque de Siloé teria passado por várias etapas de construção e atingiu o tamanho de quase 13 mil m².
Leia também: “Morre Zeus, o cachorro mais alto do mundo”
Uma pequena parte da piscina já pode ser acessada pelo público há vários anos, mas sua maior área continua em escavação.
Em entrevista à Fox News, o diretor de assuntos internacionais da Fundação Cidade de David, Ze’ev Orenstein, disse que as escavações em curso no Tanque de Siloé servem como “uma das maiores afirmações da herança e do vínculo milenar que judeus e cristãos têm com Jerusalém”.
Para o pastor John Hagee, fundador e presidente do grupo Cristãos Unidos por Israel, ambos os locais estão entre “as firmações arqueológicas mais inspiradoras da Bíblia“. “A escavação do Tanque de Siloé é altamente significativa para os cristãos de todo o mundo.”
Como é possível? Qual a novidade??? A notícia remonta a muito tempo atrás.
“supostamente teria ocorrido no local”, não. Como narram os Evangelhos.