O líder estudantil de extrema esquerda Gabriel Boric se tornou presidente do Chile neste domingo, 19. Com 68,7% das urnas apuradas, o nome do partido Frente Ampla tem 55,1% de intenções de votos. O adversário José Antonio Kast já telefonou para o novo chefe do Executivo e reconheceu a derrota. Até o momento, Kast teve 44,8% dos votos válidos.
Aos 35 anos, Boric será o mais jovem presidente da história do país e vai suceder o direitista Sebastián Piñera, que termina em março de 2022 seu segundo mandato à frente do país. O esquerdista governará com um Congresso dividido, com o qual será necessário realizar acordos para viabilizar projetos como as reformas da Previdência e do sistema tributário.
Além disso, Boric será presidente durante a assembleia que vai definir uma nova Constituição para o Chile. Caberá a ele implantar a Carta Magna, caso ela seja aprovada. Nas últimas semanas, Boric obteve o apoio dos ex-presidentes Ricardo Lagos e Michelle Bachelet, ambos também de esquerda.
Agenda de Gabriel Boric
Em seu programa de governo, as principais propostas são “o feminismo, o ambientalismo e a descentralização do poder”. O presidente eleito também defende a legalização do aborto, além de um Estado social-democrata.
Boric é aliado de siglas extremistas, como o Partido Comunista do Chile.
Boric foi o responsável pelas articulações das manifestações violentas no Chile em outubro de 2019. Depois dos protestos, o presidente Piñera se viu forçado a convocar uma assembleia constituinte.
Quem não lembra da Venezuela, antes de Hugo Chavez??? Pois é, era o país mais desenvolvido da américa latina e se transformou no que vimos hoje. O Chile irá para o mesmo caminho, aguardem daqui 6 anos!!
O povo deste continente tem m. na cabeça! Não aprendem olhando para o obvio, tem que sofrer! Que sofram então!
Em breve se tornará a próxima Venezuela!
Adeus, Chile.
Meus pêsames.
A estupidez dessas pessoas chegou a tal ponto de eleger um neófito, um líder estudantil e prestem atenção na idade desse sujeito, 35 anos! e ainda é um líder estudantil, donde concluo que esse sujeito seja um desocupado patológico. Nenhum país merece isso, mas como estamos vivendo uma EXPERIMENTAÇÃO mundial, vamos ver o que irá acontecer por lá. Espero que esse tipo de EXPERIÊNCIA não se repita por aqui.
Não é o meu país e não tenho total noção do que ocorre internamente, mas a maneira da esquerda agir é muito parecida com o que está em curso por aqui, através de: escolas aparelhadas e professores marxistas empurrando goela abaixo a “bondade” esquerdista na molecada; “jornalistas” saudosos do estado lhes jorrando grana fácil agindo dia e noite desfazendo e espezinhando o gov atual através de muitas mentiras e histórias desconexas; parlamentares desesperados para a volta daquele joguinho gostoso do toma lá da cá que só a esquerdolândia pode garantir, portanto, boicotando TUDO que o governo atual tenta passar; artistas igualmente desesperados pela teta doce do governo lacrando e desmoralizando o governo atual constantemente; e é claro, um jovem barbudo “bonzinho” com uma cara de otário e fala mansa se esgueirando sorrateiramente nestes setores todos citados, só “articulando” e prometendo tudo e mais um pouco. É isso aí Chile, vc já caiu no conto que tbm está sendo contado por aqui, porém, aqui é ainda pior, o barbudo que quer voltar é um notório chefe de quadrilha.
O início do fim. A Venezuela já foi o país mais rico da América latina, agora o Chile…..
A viagem ao Chile vai ficar mais barata combo sucateamento da economia. Questão de tempo até ir tudo para o ralo.
Mais uma conquista do competente Foro de São Paulo. Mas alguns idiotas daqui como o calça apertada e o traíra de Curitiba acham que são capazes de derrotar a extrema esquerda com aquele marketing de vendedor de perfume. O Chile caiu e logo começará sua escalada autoritária irresistível. O Brasil está na fila.
Venceu nas urnas??? É mesmo é??? Será que foram apurações honestas??? Projeto 2030 indo de vento em pôpa, pobre América Latina…
Lá vamos nós cair denovo…disse o português
O povo sofre por ignorância, mas tem as exceções, no caso dos Chilenos é por burrice mesmo, lamentável… São vizinhos de um país governado pela esquerda e não por coincidência, país esse afundado na miséria, que sofram as consequências de suas escolhas, mas que não venham pedir socorro ao Brasil, como tem feito Venezuelanos e argentinos, comam sua merda sozinhos e calados.
ONDE TEM ESQUERDALHA, E TERRA TREME NATURALMENTE.
OS ESTADOS NORDESTINOS RECEBEM CUTUCADAS VINDAS SOB A TERRA, COM FREQUÊNCIA.
É o q acontecerá aqui no ano que vem, infelizmente. A saída é Cumbica, não tem jeito. Uma mídia sem vergonha, um STF e congresso tomado por eles, um presidente banana de rabo preso, um fundão de 6 bilhões de reais para enganarem o povo, as forças armadas corrompidas por muitos deles, e nós “direitos” medrosos e acovardados – o máximo que fazemos é passear na paulista em um domingo de Sol
Pq não te calas?
E uns bostas que dão opinião, metidos a entendidos.
Breve mais uma Venezuela… e a América latRIna segue em sua eterna marcha da insensatez… resumiu bem nossa situação, Fabyo.
Quando o povo é tão jumento que vota na esquerda, merece tudo o que de ruim possa acontecer. Será que não houve fraude?
Pobre Chile. Sua “argentinização” já começou.
Os chilenos acabaram de eleger um Lindbergh para presidência. O que se pode esperar de alguém que aos 35 anos é apresentado como “líder estudantil”?
Cada povo tem o governo que merece. Ponto final.
Logo logo e o Brasil infelizmente. É fazer o pé de meia e ir morar em outro país. Pq a esquerda quando voltar assumir aqui vai vim com força e sem chances para qualquer um q enfrente.
América Latrina…vez por outra, algum país parece alçar vôo e sair da lama mas acaba sempre voltando ao seu lugar de origem.
Só tem uma explicação : A Maioria que elegeu esse moleque irresponsável tem titica de galinha na cabeça !
Mais um país que tinha tudo para dar certo; mas sucumbirá ao esgoto populista esquerdopata por burrice própria – meus pêsames, Chile. Quem vota errado merece se ferrar!
Muito estranho… isso tá jeito de fraude do Foro de São Paulo. Aí tem!
Mais um país que vai para o FUNDO DO POÇO. Argentina, Cuba, Venezuela , Chile, a miséria está alastrando a passos largos.
35 anos, que experiência tem um guri destes?
O mundo tá maluco.
Pobre Chile….Será a nova Venezuela em breve…
O lado bom é o que disse o leitor Valfredo Novais Silva, acima: os investidores migrarão para o Brasil , pelo menos até não cairmos nas mãos dos esquerdistas, especialmente Luladrão, do que espero que Deus nos livre..
Em breve, o Brasil vai receber muitos investimentos de chilenos.