Estranha bolha de gás orbita buraco negro no centro da Via Láctea

Objeto astronômico está no coração da galáxia, a 27 mil anos-luz da Terra
-Publicidade-
Uma bolha de gás foi vista orbitando um buraco negro
Uma bolha de gás foi vista orbitando um buraco negro | Foto: EHT Collaboration/M. Kornmesser

Cientistas do observatório Atacama Large Millimeter Array (ALMA), um dos maiores complexos astronômicos do mundo, verificaram uma bolha de gás circulando no buraco negro Sagitário A*, localizado no centro da Via Láctea.

A detecção da bolha, cujo tempo de vida não ultrapassou algumas horas, pode fornecer informações sobre o comportamento dos buracos negros. Esses objetos astronômicos são extremamente misteriosos, porque são invisíveis. Sua força gravitacional é tal que nem mesmo a luz pode escapar.

A bolha de gás também pode ajudar os cientistas a entenderem o ambiente enigmático do Sagitário A*, um buraco negro supermaciço que fica no coração da Via Láctea. Ele está localizado a 27 mil anos-luz da Terra.

-Publicidade-

“Acreditamos que isso seja uma bolha de gás quente em torno de Sagitário A*, numa órbita semelhante em tamanho à de Mercúrio, mas que completa uma volta em aproximadamente 70 minutos”, explicou, em comunicado, o pesquisador Maciek Wielgus, do Instituto Max Planck de Rádioastronomia, na Alemanha. “Para que isso ocorra, a velocidade de deslocamento tem de ser enorme — cerca de 30% da velocidade da luz.”

Os pesquisadores informaram que a descoberta foi feita durante os trabalhos de apuração do consórcio internacional de cientistas, que divulgou a primeira foto do buraco negro supermaciço. Os resultados do estudo corroboram investigações anteriores, feitas por outros telescópios, que detectaram uma explosão de energia de raios-X, emitida a partir do centro da galáxia.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.