Um estudo da Media Research Center (MRC), uma organização de análise de conteúdo, mostra uma desigualdade na cobertura dos candidatos presidenciais nos Estados Unidos. A pesquisa, iniciada em julho, revela que as emissoras ABC, CBS e NBC apresentaram Kamala Harris positivamente em 78% das reportagens, enquanto Donald Trump foi mencionado negativamente em 85% dos casos.
De acordo com o MRC, nos últimos meses, as principais redes dedicaram quase quatro horas a transmissões críticas a Trump. Porém, pouparam Kamala Harris de igual análise. Depois do debate de 10 de setembro, a atenção desviou-se da democrata para uma cobertura desfavorável a Trump.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Desde que Harris entrou na corrida presidencial, em 21 de julho, ela recebeu quase seis horas de cobertura nos noticiários noturnos, comparável ao tempo dedicado a Trump. Depois de 10 de setembro, o foco em Trump quase dobrou, o que perfez quase sete horas, contra quatro para Kamala.
Das 12 horas de cobertura noturna dedicadas a Trump, um terço focou suas controvérsias pessoais, enquanto Harris teve apenas 5% de cobertura com esse enfoque. O ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, foi um dos principais temas, com 30 minutos que descrevem Trump como “perigo para a democracia”.
As emissoras gastaram 18 minutos para criticar Trump por “desinformação” sobre furacões e 13 minutos sobre sua idade. Em contraste, Kamala teve apenas cinco minutos e 22 segundos de críticas, chamada de “muito liberal” por republicanos.
Kamala Harris também recebeu críticas
Na agenda política, a cobertura foi negativa para ambos. Kamala e Trump receberam críticas em imigração, economia e aborto. A economia foi a única área em que Trump teve cobertura ligeiramente positiva, com 55% de avaliações favoráveis, enquanto a democrata teve 55% negativa.
Leia também: “Um democrata e um republicano unidos pela América”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 233 da Revista Oeste
Para imigração, Trump enfrentou 11 comentários positivos contra 26 negativos.
O MRC analisou 660 reportagens de 21 de julho a 25 de outubro. As matérias totalizam 24 horas e 15 minutos de cobertura, distribuídas quase igualmente entre as redes ABC, CBS e NBC.
A análise informou que a disparidade na cobertura entre Kamala Harris e Trump, em 2024, é maior do que em eleições passadas. Em 2016, tanto Trump quanto Hillary Clinton enfrentaram cobertura negativa, mas em 2020, Joe Biden recebeu 66% positiva, enquanto Trump teve 92% negativa.