publicidade
Mundo

EUA avaliam enviar mísseis Tomahawk à Ucrânia

O pedido de Zelensky envolve a venda dos armamentos a países europeus, que repassariam o material militar para Kiev

Míssel Tomahawk | Foto: Divulgação/Raytheon
Míssel Tomahawk | Foto: Divulgação/Raytheon

As discussões sobre o envio de mísseis Tomahawk, de longo alcance, à Ucrânia ganham força no governo dos Estados Unidos, depois de novo apelo do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

O pedido envolve a venda dos armamentos a países europeus, que repassariam o material militar para Kiev, estratégia que é avaliada por autoridades norte-americanas.

Receba nossas atualizações

O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, declarou neste domingo, 28, que o presidente Donald Trump será responsável por decidir se autoriza ou não essa operação. “Certamente estamos analisando uma série de pedidos dos europeus”, afirmou Vance ao programa Fox News Sunday.

Negociações com a Rússia sobre conflito na Ucrânia seguem estagnadas, diz Vance

J.D. Vance é o atual vice-presidente dos Estados Unidos | Foto: Gage Skidmore/Domínio público
J.D. Vance é o atual vice-presidente dos Estados Unidos | Foto: Gage Skidmore/Domínio público

Os mísseis Tomahawk, com alcance de 2,5 mil km, representariam uma vantagem significativa para a Ucrânia no enfrentamento aos ataques russos com mísseis e drones. No entanto, a entrega desse tipo de armamento é vista por Moscou como fator de intensificação do conflito.

Trump já rejeitou anteriormente solicitações para envio de mísseis de longo alcance à Ucrânia, mas demonstrou insatisfação com a postura do presidente russo, Vladimir Putin, em relação à busca por um acordo de paz. Vance destacou ainda que a invasão russa do território ucraniano se encontra estagnada, sem avanços relevantes.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

“Temos buscado ativamente a paz desde o início do governo, mas os russos precisam acordar e aceitar a realidade”, disse Vance. “Muitas pessoas estão morrendo. Eles não têm muito a mostrar.”

Na quarta-feira 24, em meio aos debates da Assembleia-Geral da ONU, Zelensky, classificou como “positivo” o encontro com Donald Trump.

A jornalistas, Zelensky destacou o respaldo dos EUA à Ucrânia, mas ressaltou que “a paz depende de todos”, revelando que o esforço internacional conjunto é crucial. Zelensky e Trump se encontraram na terça-feira 23.

No mesmo dia, Trump adotou uma nova postura ao afirmar que a Ucrânia pode pôr fim à guerra com a Rússia sem ceder territórios, revendo sua opinião anterior, que sugeria a necessidade de concessão de áreas ocupadas para encerrar o conflito.

Características dos mísseis Tomahawk

O Tomahawk é um míssil de cruzeiro subsônico lançado por navios e submarinos, projetado para atingir alvos com alta precisão a centenas ou mais de mil quilômetros. Ele voa baixo para reduzir a detecção por radares e detona uma ogiva convencional ao atingir o objetivo.

Seu guiamento combina navegação inercial e GPS com sistemas que comparam o terreno e imagens; as versões mais recentes podem ser reprogramadas em voo — o operador consegue mudar o alvo ou ordenar que o míssil espere sobre a área antes de atacar. Essas características tornam o Tomahawk uma arma flexível, usada em ataques cirúrgicos com menor risco de erro.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    O cara da Ucrânia não quer encerrar a guerra , se ela acabar encerra o governo dele que já passou do prazo de final mais de 03 anos e teria de ser convocada uma nova eleição e ele com certeza não ganharia.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade