O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira, 18, que começará a aplicar a terceira dose da vacina contra a covid-19 a partir do dia 20 de setembro. Na semana passada, como Oeste noticiou, o país já havia autorizado a dose de reforço para pessoas imunossuprimidas e que receberam transplante de órgãos.
“Os dados disponíveis mostram claramente que a proteção contra a infecção por Sars-CoV-2 começa a declinar com o tempo, depois das primeiras doses da vacina”, diz um comunicado assinado conjuntamente por autoridades sanitárias norte-americanas, como a diretora do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), Rochelle Walensky, e o assessor da Casa Branca para assuntos relacionados à pandemia de covid-19, Anthony Fauci.
Leia mais: “Covid-19: EUA autorizam terceira dose da vacina para transplantados”
“Estamos prontos para oferecer doses de reforço a todos os americanos a partir da semana de 20 de setembro, a partir de oito meses após a segunda dose”, prossegue a nota.
Apesar do anúncio, a decisão final ainda depende da autorização formal da agência regulatória de saúde dos EUA (a FDA) e do Comitê Consultor sobre Práticas de Imunização (ACIP), o que deve ocorrer nos próximos dias.
Leia também: “Brasil ultrapassa EUA em proporção de vacinados com ao menos uma dose”
A dose de reforço contra a covid-19 nos EUA inicialmente será fornecida aos profissionais da saúde, aos moradores de asilos geriátricos e aos idosos — foram os mesmos grupos prioritários que receberam as primeiras vacinas, no fim do ano passado. Por enquanto, serão aplicadas terceiras doses dos imunizantes da Pfizer e da Moderna.
Seria bom desenvolver em pó e misturar com água. Tomar duas vezes ao dia. Quem sabe protege um pouco.
E virão a quarta, quinta, sexta e assim por diante… Não tomei e nem vou tomar nenhuma dose.