Os Estados Unidos (EUA) estão guiando as forças ucranianas na guerra contra os soldados russos, segundo uma reportagem da rede de TV norte-americana NBC de terça-feira 26.
De acordo com a rede, a ajuda dos EUA vai além dos US$ 3,7 bilhões entregues e prometidos a Kiev em armamento. Além de dados de inteligência por satélite, Washington tem guiado diretamente as forças ucranianas com informações da rota presumida de mísseis para retirar baterias antiaéreas do caminho e, segundo o relato, até dando a posição exata de um grande avião de transporte (provavelmente um Il-76) que traria centenas de soldados para o aeroporto de Hostomel, tomado brevemente pelos russos nos primeiros dias da guerra.
Se o desembarque tivesse garantido uma cabeça de ponte estável, a ofensiva sobre Kiev, a 25 quilômetros dali, no começo do conflito, poderia ter tido outro rumo. O relato deverá atiçar o Kremlin, que elevou o tom contra o que agora chama de “guerra de procuração” dos EUA e da Organização do Tratado do Atlântico Norte no país vizinho.
Ajuda bilionária
No começo do mês, o presidente Joe Biden garantiu à Ucrânia uma nova ajuda militar maciça, que inclui veículos blindados, artilharia e helicópteros.
A ajuda inclui equipamentos “muito eficazes que já entregamos” à Ucrânia, mas também “novas capacidades”, entre elas “sistemas de artilharia” e “meios de transporte blindados”, informou o governo.
O objetivo dessa nova ajuda é, segundo Washington, auxiliar a Ucrânia a enfrentar uma vasta ofensiva russa no leste do país.
Leia também: “A Ucrânia balança o mundo”, artigo publicado na Edição 101 da Revista Oeste
Os americanos estão apenas devolvendo aos russos a ajuda maciça que eles deram ao Vietnã. Os russos vão engolir do próprio veneno.
Isto equivale dizer que eles já estão atuando de uma maneira indireta neste conflito. Isso não vai acabar bem! Bando de irresponsáveis.
Irresponsável e com seu próprio povo é Putin. Essa guerra não é da Rússia, que nunca correu risco de nada. É do Putin, cuja mentalidade ainda é da União Soviética. Onde já se viu invadir um País, matar crianças, sim porque uma só criança que morra direta ou indiretamente por causa dessa estupidez já configura uma derrota dos invasores. A Ucrania é um país e uma nação, cujo povo tem o direito de definir seu próprio destino. É um País muito mais fraco que a Rússia e se não tiver ajuda pode ser totalmente incorporado à Rússia e deixar de existir, simplesmente porque é isso que eles fazem, incorporam territórios. Putin hoje é um risco pra toda a humanidade, são ameaças de todo tipo a todo momento. A Otan e os EUA têm que estar atentos a todo movimento das tropas russas, monitorar o lançamento de seus mísseis, preparar-se para ataque atomico inclusive, infelizmente.
Excelente resposta. Alguns comentaristas defendem que os ucranianos deveriam estender tapetes vermelhos para os russos, e que eles (ucranianos) não deveriam defender seu país de invasores. Mais uma vez os EUA e Grã Bretanha lideram o mundo livre contra um arremedo de Hitler. Que se ferrem os russos!
De acordo Luiz