Os EUA mantêm depósitos militares cheios e prontos para reiniciar os combates contra o Irã a qualquer minuto. O secretário de Defesa americano, Pete Hegseth, deu o aviso neste sábado, 30, durante um evento internacional de segurança em Singapura. O chefe do Pentágono garantiu que as reservas de munição espalhadas por bases ao redor do planeta dão total capacidade para Washington reabrir o conflito armado caso as negociações fracassem.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Receba nossas atualizações
A ameaça militar coincide com o travamento das conversas diplomáticas na Casa Branca. Os negociadores norte-americanos e iranianos tentaram fechar uma prorrogação de 60 dias para a trégua atual, mas uma reunião de duas horas em Washington terminou sem nenhum anúncio de entendimento mútuo. O Ministério das Relações Exteriores do Irã confirmou que as duas nações trocam bilhetes, mas não assinaram nenhum termo definitivo.
Trump exige fim de plano nuclear e liberação de canal
O presidente Donald Trump usou a rede social Truth para ditar as condições americanas antes do encontro do comitê de crise. O mandatário avisou que o regime islâmico precisa aceitar o fim definitivo do seu projeto de construção de bombas atômicas. O chefe de Estado também exigiu a retirada imediata de minas explosivas e a liberação da navegação no Estreito de Ormuz.
Os diplomatas de Teerã rejeitam as exigências da Casa Branca e aumentam a tensão na região do Oriente Médio. O porta-voz iraniano, Esmail Baqai, negou o debate atual sobre a energia atômica e defendeu o controle total do país sobre a rota marítima. O governo persa alega que a passagem de navios petroleiros ocorre dentro de suas águas territoriais e mantém o bloqueio do canal comercial vizinho ao território de Omã.
Leia também: “General dos EUA se reúne com militares cubanos em Guantánamo”
Hezbollah ataca shopping em Israel e quebra acordo de cessar-fogo
O que mantém China e Rússia tão próximas?
Dois cenários em Gaza: o real e o fictício
E aqui no Brasil???? ESTAMOS PRECISANDO DE VOCES…LIBERTA-NOS…