Os Estados Unidos adotaram novas medidas para tentar isolar economicamente a Nicarágua. Sob a ditadura de Daniel Ortega, aumentam cada vez mais as perseguições a adversários políticos e religiosos.
Na segunda-feira 24, o presidente dos EUA, Joe Biden, assinou uma ordem executiva que proíbe empresas do país de fazerem negócios que envolvam ouro ou outros produtos minerais no país.
Além disso, o Departamento do Tesouro dos EUA impôs sanções contra o chefe do órgão responsável pelas atividades ligadas à mineração da Nicarágua e a um dirigente do governo.
Segundo o departamento, a determinação de Biden também poderá ser usada para bloquear novos investimentos no país de Ortega, impedir a importação de certos produtos nicaraguenses ou a exportação de itens para a Nicarágua.
“Os ataques contínuos do regime de Ortega-Murillo a atores democráticos e membros da sociedade civil e a detenção injusta de presos políticos demonstram que o regime sente que não está vinculado ao Estado de Direito”, disse Brian Nelson, subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira.
Segundo ele, as ações dos EUA visam a negar à ditadura de Ortega “os recursos de que precisam para continuar a minar as instituições democráticas na Nicarágua”.
A ordem executiva recai sobre o ouro, que foi o principal produto de exportação da Nicarágua no ano passado, movimentando cerca de US$ 900 milhões (quase R$ 5 bilhões), sendo que aproximadamente 80% das vendas foram para os EUA.
Segundo o Banco Mundial, a economia do país da América Central cresceu 10,3% em 2021, sobretudo graças a remessas de nicaraguenses que vivem nos EUA e a exportações de ouro e café. Neste ano, porém, a atividade econômica deve enfrentar uma queda acentuada.
O governo norte-americano também estaria impondo sanções em razão da cooperação da Nicarágua com o governo da Rússia. A Nicarágua foi o único país da América Latina a votar contra uma resolução da Assembleia Geral da ONU que condenou a anexação de áreas da Ucrânia pelo governo de Vladimir Putin e, ainda, destinou militares nicaraguenses para atuar na Rússia.
Não são as primeiras sanções do tipo anunciadas pelo governo de Biden. Em junho, a Casa Branca já havia imposto sanções contra a estatal de mineração Eniminas e, no mês seguinte, retirou o país da lista de nações com cotas com tarifas baixas para importação de cana-de-açúcar.
Daniel Ortega está no cargo há 15 anos, endureceu as perseguições contra opositores, fechou igrejas e prendeu padres. Emissoras de rádio e televisão ligadas a religiosos e até mesmo emissoras críticas, como a CNN, têm sido fechadas e proibidas de operar na ditadura de Ortega.
O que o governo dos EUA fazem ou deixam de fazer hoje em dia não tem relevância nenhuma.
A picanha do companheiro de Ortega daqui está assando.
Picanha de 13 não vale 1 centavo
CNN…emissora crítica???