publicidade
Mundo

EUA: Inflação sobe e atinge maior patamar em 40 anos

O resultado ficou acima das estimativas de economistas

inflação - estados unidos maduro venezuela
Bandeira dos Estados Unidos: militar do país foi preso na Venezuela | Foto: Reprodução/Pexels

O índice de preços ao consumidor (CPI) — que mede a inflação nos Estados Unidos (EUA) — voltou a ganhar força em junho.

A taxa subiu 1,3% na base mensal, depois de avançar 1% em maio. Em um ano, o acumulado é de 9,1%, ante 8,6% no mês anterior, informou o Departamento de Trabalho nesta quarta-feira, 13.

Receba nossas atualizações

O resultado da inflação ficou acima das estimativas de economistas consultados pelo Wall Street Journal, de altas de 1,1% e de 8,8%.

A taxa anual do CPI está no maior nível desde novembro de 1981 e reflete, principalmente, uma alta generalizada, com os índices de gasolina, habitação e alimentação sendo os principais responsáveis pelo aumento. O índice de energia subiu 7,5% no mês e contribuiu com quase metade do aumento, com a gasolina subindo pouco mais de 11%. O índice de alimentação cresceu 1% em junho, assim como o índice de alimentação em casa.

Em base anual, o índice de energia subiu 41%, a maior alta para um período de 12 meses desde abril de 1980. O índice de alimentos subiu 10,4%, a maior alta em 12 meses desde fevereiro de 1981.

Relacionadas

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Alberto
    Alberto

    Cada vez que vou ao supermecado (semanalmente), os preços estão mais altos. O cáuculo feito é irreal. Muitos produtos já subiram mais de 50%.

  2. PCC
    PCC

    É a derrocada daquela que já foi a maior potência mundial. É o preço que se paga por eleger um governante medíocre. O Brasil que se cuide.

    1. Alberto
      Alberto

      Discordo. Apesar da inflação ( que já foi bem mais alta durante o governo do J. Carter), os EUA continuam sendo a maior potência do planeta, seja economicamente ou militarmente. E dificilmente deixarão de ser.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade